A International Board (IFAB), entidade que dita as regras do futebol, anunciou nesta quarta-feira (18) que os árbitros vão explicar ao público no estádio as decisões do VAR durante o Mundial de Clubes, que terá a participação de Flamengo e Real Madrid.
Leia mais
As conversas entre o árbitro de campo e seus assistentes na cabine do VAR continuam sendo confidenciais, mas a decisão final será explicada ao público que estiver presente no estádio.
“Acreditamos que é importante, em termos de transparência, principalmente para os torcedores no estádio, que atualmente não recebem informações suficientes sobre estas decisões”, disse o diretor executivo da Federação Inglesa (FA), Mark Bullingham, após a reunião, em Londres, que debateu o tema.
A decisão segue o que acontece em outras modalidades, como o futebol americano, em que as decisões da arbitragem são explicadas ao público presente no estádio.
Na mesma reunião sobre o Mundial de Clubes, no entanto, foi vetada a proposta de substituições temporárias em caso de concussão, medida solicitada pelo sindicato mundial de jogadores FIFPro e pelo World Leagues Forum, que representa 40 ligas profissionais. A medida atual, que prevê substituições definitivas, foi mantida sem limite de tempo.
(com agências)