A utilização do VAR terá uma novidade na decisão da Supercopa entre Palmeiras e Flamengo, no dia 28, em Brasília. A CBF decidiu, a pedido do presidente Ednaldo Rodrigues, exibir as imagens de revisão dos lances nos telões do Estádio Mané Garrincha. Isso vai acontecer em tempo real, dando aos torcedores no estádio a possibilidade de acompanhar as revisões ao vivo como quem assiste à partida pela TV.
O pedido de Ednaldo foi endereçado ao presidente da Comissão de Arbitragem Wilson Seneme. “A ideia é que a gente também possa ter argumentos para chegar à Fifa e pedir autorização dela para que as competições possam ter essa transparência. Acho que fica melhor quando aqueles que estão acompanhando uma partida de futebol… Eles ficam sem saber as decisões, e aí se dá todo tipo de interpretação. Nada melhor que ser ali, diretamente”, ponderou Ednaldo.
A aplicação do VAR, propalada como solução para resolver lances polêmicos, mostra que toda tecnologia tem suas limitações. Além do longo tempo envolvido em análises, as decisões dos árbitros são questionadas por jogadores e treinadores, e juízes são acusados de apitar com o VAR, e não utilizá-lo apenas como elemento para tirar dúvidas em lances difíceis.
Disputa em Brasília
A disputa da Supercopa do Brasil no Mané Garrincha, em Brasília, foi definida na semana passada. Recife e Salvador tentaram sediar a partida, mas Palmeiras e Flamengo preferiram a capital federal por questões logísticas.
A Supercopa coloca frente a frente campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil do ano anterior. A competição foi retomada em 2020, quando o Flamengo venceu o Athlético/PR. Em 2021, o rubro-negro foi bicampeão ao superar o Palmeiras. Na última edição, em 2022, o Flamengo chegou a mais uma final e foi derrotado pelo Atlético.