Neste dia 8 de janeiro é celebrado o Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia. Para marcar a data a Itatiaia listou dez imagens famosas da história do esportes e o profissional que registrou cada um dos momentos históricos.
Confira a lista:
Jesse Owens contra Hitler (1936) - Associated Press
Em 1936, nos jogos olímpicos de Berlin, Jesse Owens fez história ganhando quatro medalhas de ouro e quebrando recordes no atletismo. Além das conquistas, o atleta ficou conhecido por contrariar o desejo de Hitler, que sempre se preocupou em ressaltar a supremacia branca. A foto da cerimônia de premiação da modalidade entrou para a história, com Jesse Owens ocupando o lugar mais alto do pódio e se recusando a fazer o gesto nazista.
La Mano de Dios (1986) - Steve Powell
Um dos lances mais conhecidos da história do futebol mundial, “La Mano de Dios” foi a alcunha dada ao gol que aconteceu nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, protagonizado pelo ídolo argentino Diego Armando Maradona. Aos seis minutos do segundo tempo, o ataque albiceleste alçou uma bola na entrada da área e Maradona, de 1,65m, pulou mais alto que o goleiro inglês Peter Shilton, de 1,83m, para marcar o gol da vitória “hermana” com o punho. Todos viram que o argentino usou a mão para tocar na bola, menos o árbitro tunisiano Ali Bin Nasser, que validou o gol.
Lionel Messi Campeão Mundial (2022) - Anne-Christine Poujoulat
Lionel Messi alcançou, em 2022, o último título que faltava para sua imensa lista de conquistas na carreira. Anne-Christine Poujoulat perpetuou, através de suas lentes, Messi beijando o troféu da Copa do Mundo, representando o auge daquele que dominou o futebol mundial por toda uma era. A Copa do Mundo do Catar foi o último Mundial disputado pelo baixinho.
Brandi Chastain Decidindo a Copa do Mundo Feminina (1999) - Robert Beck
A Copa do Mundo feminina de 1999 consagrou de vez o esporte nos EUA. A decisão, contra as chinesas, foi tensa, sendo decidida apenas nas penalidades. Coube a Brandi Chastain bater o pênalti que decretou o título as americanas. Apesar dos EUA já terem vencido a competição, o título em casa foi importante para o esporte, principalmente pela comemoração de Brandi, que tirou a camisa, como “um jogador masculino faria”. Seu gesto espontâneo na comemoração causou críticas, elogios e foi registrado pelas mãos do fotógrafo Robert Beck.
O Coração de Pelé (1970) - Luiz Paulo Machado
O ano de 1970 ficou marcado como o ano do famoso tricampeonato mundial da Seleção Brasileira, e uma das fotos mais famosas da história do esporte aconteceu durante um amistoso entre Brasil e México, no Maracanã. O fotógrafo, Luiz Paulo Machado registrou uma cena irrepetível: o suor de Pelé formava um coração em seu uniforme. Até hoje há questionamentos sobre a veracidade da foto, mas Luiz Paulo garante que não é montagem.
A Piscada de Ayrton Senna (1989) - Evandro Teixeira
Fotografia feita em 26 de março de 1989, durante o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Na imagem, Ayrton Senna pisca o olho para o chefe de equipe da McLaren, Ron Dennis, sinalizando que estava pronto para correr. Marca registrada do atleta, que sempre usava do gesto em suas corridas.
Usain Bolt Olhando Seus Concorrentes Enquanto Corre (2016) - Kai Pfaffenbach
Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, marcou a despedida de um grande nome do esporte. O jamaicano Usain Bolt, 8 vezes campeão olímpico, imortalizou sua passagem no atletismo com um domínio inegável, batendo recordes sem aparentar o esforço realizado. Uma foto que exemplifica bem isso foi batida durante a semifinal dos 100m rasos. O fotógrafo Kai Pfaffenbach registrou o momento em que Bolt olha para o lado para ver a distância dele para os adversários, mas com um sorriso no rosto. Na época dos “memes”, a imagem rodou o mundo como nenhuma das outras dessa lista.
Panteras Negras (1968) - Neil Leifer
Durante os Jogos Olímpicos de 1968, os velocistas americanos Tommie Smith e John Carlos protagonizaram uma cena que causou grande debate na mídia mundial. Os atletas estavam no pódio para receber, respectivamente, as medalhas de ouro e bronze nos 200 metros do atletismo, quando fizeram o gesto dos “Panteras Negras”, um símbolo de protesto contra o preconceito racial nos Estados Unidos. O ato foi considerado polêmico pela federação por usarem as Olimpíadas como “palco político” e ambos foram banidos dos Jogos.
Maradona x meio time belga (1982) - Steve Powell
Aparecendo mais uma vez na lista, Diego Armando Maradona protagonizou cena marcante na abertura da copa de 1982, sediada na Espanha. A Argentina chegava como a atual campeã do mundo e estreava diante da Bélgica, no Camp Nou. A Albiceleste foi derrotada naquele jogo, entretanto Maradona foi personagem principal de foto tirada por Steve Powell, ao ser marcado por seis jogadores belgas ao mesmo tempo. O momento registrado pelo profissional se tornou uma das fotos mais famosas da história do esporte.
O Golpe Fantasma (1965) - Neil Leifer
Uma das lutas mais conhecidas da história do Boxe foi a revanche de Muhammad Ali e Sonny Liston, em 25 de maio de 1965, valendo o Cinturão Mundial dos Pesos Pesados. Entretanto, devido a questões fora do ringue, o embate ganhou ares de tensão maiores do que o esperado. Durante a luta, Ali desferiu um golpe tão rápido em seu adversário que seu soco ficou conhecido como “golpe fantasma”. A foto de Neil Leifer ganhou fama por ser considerada por diversos veículos midiáticos a foto mais famosa da história do esporte.