O Botafogo viveu altos e baixos em 2025, mas aposta na continuidade do trabalho para voltar a disputar os principais títulos na próxima temporada. O planejamento passa a ser colocado em prática nesta segunda (8) e passa pela continuidade do trabalho de Davide Ancelotti.
O técnico italiano, que está no clube desde julho, será mantido para 2026 e está participando ativamente do trabalho. Há pontos a serem ajustados, mas a reta final do Brasileirão, de 10 jogos invictos e vaga na Libertadores, dão respaldo para Davide Ancelotti iniciar a temporada no comando da equipe.
Com o início do Brasileirão em janeiro, a reapresentação do elenco profissional deve acontecer entre os dias 3 e 7. O clube aguarda a definição da Copa do Brasil para se disputará as fases preliminares da Libertadores ou estará direto na fase de grupos. Entenda o cenário abaixo.
A preparação física é um dos pontos de atenção no Glorioso. Uma série de lesões e problemas físicos marcaram o segundo semestre do Botafogo. O próprio Davide Ancelotti admitiu que foi preciso fazer mudanças no trabalho físico no dia a dia com os atletas no CT Lonier.
Diferentemente do que aconteceu na virada de 2024 para 2025, o grupo de jogadores não deve ser tão alterado. Há algumas saídas certas, como a de Cuiabano, que retornará ao Nottingham Forest-ING após empréstimo. Por outro lado, reforços pontuais são desejados.
Botafogo na Libertadores
Pela primeira vez na história, o Botafogo disputará a terceira edição consecutiva da Libertadores em 2026. Resta saber em qual fase o Glorioso irá iniciar a competição.
Com os resultados deste domingo (7), o time de Davide Ancelotti terminou o Brasileirão em sexto lugar, garantindo a vaga nas fases preliminares da Copa. A situação pode mudar a depender do Campeão da Copa do Brasil. Se Cruzeiro ou Fluminense forem campeões, uma vaga direta na fase de grupos será aberta via Campeonato Brasileiro.