Na noite da última segunda-feira (2), o ala-armador do Cleveland Cavaliers, Donovan Mitchell marcou 71 pontos para a franquia de Ohio contra o Chicago Bulls, em partida que chegou a ter vantagem de 21 pontos para a equipe de Illinois.
Mitchell superou os astros LeBron James e Kyrie Irving, que dividiam as maiores marcas de pontos da história da franquia, com 57. Além disso, é a maior pontuação de toda a NBA desde que Kobe Bryant anotou 81 pontos contra o Toronto Raptors, em 22 de janeiro de 2006.
Wilt Chamberlain detém o recorde da NBA com 100 pontos por Philadelphia contra New York, em 2 de março de 1962.
“Estar no livro dos recordes com caras como Wilt é realmente gratificante”, disse Mitchell. “Sempre acreditei que poderia ser um dos melhores jogadores da liga. Estou sem palavras e abençoado por estar em uma franquia dessa grandeza”, afirmou Mitchell, em entrevista pós jogo.
Recordes quebrados por Donovan Mitchell
Primeiramente, Mitchell bateu o recorde de maior pontuação conquistada por um jogador na franquia de Ohio. O ala-armador se tornou o sétimo atleta da NBA a anotar pelo menos 70 pontos em um jogo, o quinto desde Wilt Chamberlain, já citado.
Mitchell é, também, o terceiro jogador da liga a anotar 70 ou mais pontos em uma partida do século XXI. Os outros foram Kobe Bryant (81, em 2006) e Devin Booker (70, em 2017).
Além disso, Mitchell distribuiu 11 assistências. Assim, ele conseguiu o primeiro duplo-duplo de 70 ou mais pontos da história da NBA. Por fim, o All-Star anotou 13 dos 15 pontos do Cavs na prorrogação. Partida que rendeu ao atleta diversas afirmarções de que essa foi uma das maiores atuações de todos os tempos na NBA.
Cavaliers e Bulls na tabela
Com a vitória, o time de Cleveland se mantém na quarta colocação da Conferência Leste, atrás dos Bucks, em terceiro, Nets, em segundo e do líde Celtics. O Bulls, por sua vez, ocupa apenas o 11º lugar.