Ouvindo...

Atlético: veja três motivos que explicam a queda de rendimento do Galo em 2022

Campeão da Tríplice Coroa em 2021, Atlético faz temporada decepcionante em 2022

Decisivo ao lado de Hulk em 2021, Keno não faz boa temporada pelo Atlético em 2022

Campeão da Tríplice Coroa no ano passado, o Atlético passa por um momento de turbulência e enorme pressão na reta final da temporada. Isso porque, após a derrota para o Botafogo, os comandados do técnico Cuca não conseguiram retomar a sétima colocação do América e, de quebra, terão que vencer os seus dois próximos jogos e ainda “secar” os concorrentes diretos na briga por uma vaga na Libertadores.

Para ilustrar a queda de rendimento do Galo em 2022, a Itatiaia separou três motivos que exemplificam a campanha aquém do esperado, especialmente após os investimentos feitos neste ano. Além disso, o retorno de Cuca, que, de imediato, gerou uma boa expectativa, não rendeu bons frutos.

Queda brusca no retrospecto como mandante

Dono da melhor marca como mandante do Brasileirão em 2021, quando conquistou 52 pontos em 57 possíveis no quesito, o alvinegro não conseguiu ser imbatível dentro de casa na atual edição do torneio. De 91,2% de aproveitamento no ano passado - 17 vitórias, um empate e uma derrota - o rendimento caiu para 48,1% nesta campanha, com 26 pontos somados em 54 disputados em BH.

Na quinta-feira (10), às 20h, o Atlético encerra a sua participação na capital mineira pela Série A diante do Cuiabá, que ocupa 16ª posição, com 38 pontos. 12º melhor mandante, o Galo enfrenta o 15º melhor visitante.

Número de gols marcados e sofridos

Em 2021, o Galo marcou 67 gols e obteve o segundo melhor ataque da liga nacional, ficando atrás do Flamengo (69). Equilibrado, o time de Cuca sofreu 34 gols e registrou a melhor defesa do campeonato.

Sem grande desempenho ao final da 36ª rodada, o alvinegro anotou 41 gols e sofreu 37, o que reforça os baixos índices ofensivos, ainda que o retrospecto na defesa tenha sido parecido pelo segundo ano consecutivo.

Péssimo rendimento com Cuca

Desde que retornou ao Atlético, Cuca comandou o Galo em 17 rodadas: ao todo, são cinco vitórias (Coritiba, Atlético-GO, Fluminense, Santos e Juventude), cinco empates (América, Bragantino, Ceará, Fortaleza e São Paulo) e outras sete derrotas (Internacional, Athletico-PR, Goiás, Avaí, Palmeiras, Flamengo e Botafogo). Com 20 pontos conquistados em 51 disputados, o aproveitamento do treinador é de 39,2%.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.