Com o acesso e o título da Série B já garantidos, o Cruzeiro possui chances reais de terminar o ano com uma das melhores campanhas da história da Segundona. Nesta temporada, os comandados de Paulo Pezzolano retornaram à elite do futebol brasileiro em tempo recorde, com sete rodadas de antecedência. Além disso, a Raposa conquistou o troféu faltando seis jogos. Até então, o feito também era inédito na competição.
Após 32 rodadas já disputadas, o time celeste tem 21 vitórias, oito empates e três derrotas, com 71 pontos conquistados em 96 possíveis, o que simboliza um aproveitamento de 73,95%.
Caso mantenha este desempenho nos seis últimos compromissos, o Cruzeiro fará 13 pontos e terá o segundo melhor índice, ficando atrás do Corinthians. Por isso, para superar o alvinegro paulista, são necessários cinco triunfos dos mineiros até o final do campeonato.
Melhores campanhas da Série B
1) Em 2008, o Corinthians registrou a melhor marca da história da Série B, com 85 pontos somados em 114 possíveis. Ao todo, o time de Mano Menezes venceu 25 partidas, empatou dez e foi derrotado em somente três duelos, um aproveitamento de 74,5%.
2) Três anos depois, a Portuguesa passou perto de atingir o Timão, e teve o segundo melhor desempenho de todos os tempos do torneio. Com 23 pontos, 12 empates e três derrotas, a Lusa, liderada por Jorginho à beira do campo e apelidada de “Barcelusa”, encerrou a campanha com 81 pontos e 71,05% de aproveitamento.
3) Campeão da Copa do Brasil de 2012 e rebaixado no Brasileirão daquele mesmo ano, o Palmeiras subiu com autoridade em 2013. Sob o comando de Gilson Kleina, o Verdão de Fernando Prass, Valdívia, Alan Kardec e Barcos, somou 24 vitórias, sete empates e perdeu em outras sete oportunidades. Os 79 pontos garantiram um rendimento de 69,3%.
4) Há dez anos, o Goiás fez 78 pontos na Série B. A equipe de Enderson Moreira, que tinha os ex-cruzeirenses Egídio e Ricardo Goulart e o ex-atleticano Renan Oliveira no elenco, venceu 23 confrontos, empatou nove e perdeu seis, com 68,4% de aproveitamento.
50 Estreante na Série B, em 2009, o Vasco fez a melhor quinta campanha da história da Segunda Divisão. Hoje técnico do Flamengo, o experiente Dorival Júnior levou o Cruzmaltino ao título com 22 vitórias, dez empates e seis derrotas, com 66,66% de aproveitamento.