Ouvindo...

Quantos dias faltam para a Copa do Mundo? Conheça a história do atacante Just Fontaine, ídolo da França no mundial de 1958

Nascido no Marrocos, atacante Just Fontaine fez história pela França na Copa do Mundo de 1958

Na fotografia, o atacante francês Just Fontaine dribla o goleiro brasileiro Gilmar durante Brasil e França pela Copa do Mundo de 1958

(1958)

O atacante Just Fontaine, marroquino de nascimento, mas destaque francês na campanha da Copa do Mundo de 1958 fez história na competição como o maior artilheiro de uma edição, em marca que dificilmente será batida, pois no exigiria, no cenário atual do torneio, uma média de dois gols por partida.

Foram 13 os gols marcados pelo centroavante no Mundial da Suécia, com ele balançando a rede adversária em todas as partidas, numa competição que era para o jogador não ter disputado.

Ele foi chamado de última hora pelo técnico Albert Batteuax para substituir Cisowski. E logo na estreia, nos 7 a 3 sobre o Paraguai, Fontaine fez um hat-trick.

A última imagem do craque francês também foi espetacular. Na disputa do terceiro lugar com a Alemanha ele desequilibrou. E marcou quatro gols na vitória por 6 a 3 da França.

As lesões fizeram com que ele tivesse que parar de jogar profissionalmente ainda com 27 anos. Mas ele teve “vontade” muito antes.

Falando sobre Pelé, grande nome da Copa da Suécia, Fontaine disse uma das frases mais famosas sobre o Rei do Futebol: “Quando vi Pelé jogar, tive vontade de pendurar as chuteiras”.

Just Fontaine

Nome: Just Fontaine;

Nascimento: 18 de agosto de 1933;

Local: Marrakesh (Marrocos).

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro
Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.