(1978 - 1982 - 1986)
Até 1998, quando Zinedine Zidane tomou seu posto, Michel Platini foi o maior jogador francês de todos os tempos e ele conquistou esse direito pelas grandes participações em Copas do Mundo no final do anos 1970 e na década de 1980.
Na Argentina, em 1978, os franceses caíram no chamado Grupo da Morte e não avançaram. Mas em 1982, na Espanha, fizeram história e chegaram ás semifinais, mesma campanha do grande time de Just Fontaine em 1958, na Suécia.
E o grande comandante daquele time que tinha craques como Tesor, Tigana e Giresse era Platini. A França caiu apenas nas semifinais, numa partida espetacular com a Alemanha, que terminou empatada por 1 a 1 no tempo normal, 2 a 2 na prorrogação, totalizando 3 a 3. Nos pênaltis, os alemães venceram por 5 a 4.
Quatro anos depois, mais uma vez Platini brilhou, dessa vez no México. Foi o autor do gol no empate por 1 a 1 com o Brasil, nas quartas de final, com os franceses levando a melhor na disputa de pênaltis.
Mais uma vez a França caiu diante da Alemanha, nas semifinais, perdendo por 2 a 0. Mas ao contrário de quatro anos antes, quando perdeu a disputa do terceiro lugar para a Polônia, a equipe de Platini bateu a Bélgica e subiu ao pódio, com esta sendo a melhor colocação de Platini na Copa do Mundo.
Michel Platini
Nome: Michel François Platini;
Nascimento: 21 de junho de 1955;
Local: Joeuf (França).