O volante Edenílson passa por dias de incerteza quanto à sua permanência no Internacional. Nesta segunda-feira (29), Edenílson começou no banco de reservas a partida contra o Juventude, que terminou em
Edenílson está sendo culpado pela eliminação do Inter nas quartas de final da Copa Sul-Americana ao perder nos pênaltis para o Melgar, do Peru, no Beira-Rio, em 11 de agosto. O volante perdeu a primeira cobrança do Colorado. Depois, o time desperdiçaria ainda mais duas cobranças.
Desde então, Edenílson tem sido mantido no banco de reservas pelo técnico Mano Menezes. Primeiro, porque precisou se tratar de um edema ósseo no joelho esquerdo, o que deixou o volante afastado da vitória sobre o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Depois, recuperado, Edenílson continuou no banco. A expectativa é que a situação persista nos próximos jogos do Colorado. Aproveite o
É a primeira vez que Edenílson, que hoje tem 32 anos, atua como reserva desde que chegou à equipe do Inter, em 2017. Desde a derrota marcante para o desconhecido time peruano, o jogador tem sido pressionado pela torcida. O resultado diante do Melgar, no entanto, não é o primeiro no qual a culpa recaiu sobre Edenílson. Ele já possuía polêmicas anteriores relacionadas ao seu suposto mau desempenho.
A posição de Edenílson na escalação colorada tem sido suprida por Johnny, que, de fato, levou mais intensidade e vigor físico à equipe e participou de forma ativa das vitórias do Inter no período.
Saída de Edenílson é cogitada no clube
Diante disso, o dirigente William Thomas, em declarações na semana passada, não descartou a venda de Edenílson para o exterior. O volante tem contrato com o Beira-Rio até 2024. “O Edenilson é um atleta de altíssimo nível e de Seleção Brasileira. Naturalmente, é cobiçado pelo mercado. Ele permanece com ótimo desempenho pro clube. Claro, a realidade do futebol brasileiro não permite que os clubes não ouçam propostas. Caso aconteça de chegar uma proposta concreta, vamos avaliar junto ao atleta”, afirmou Thomas.
O Inter recebeu propostas pelo volante, mas nada está oficializado por ora. Thomas deixou claro que trabalha com a possibilidade que Edenílson deixe a equipe colorada ainda em 2022.
De todo modo, o técnico Tite, da Seleção Brasileira, é um daqueles que estão de olho no atleta do Inter. De acordo com o repórter Lucas Dias, da Rádio Bandeirantes, Tite incluiu o nome de Edenílson entre os 45 da sua pré-seleção para a Copa do Mundo do Qatar, que começa em novembro. A lista enumera os jogadores que estão sob observação de Tite, que são os mais cotados para embarcarem para o torneio mundial no Oriente Médio. O volante já havia sido convocado para jogar pelo Brasil no ano passado.
“A retomada do atleta em alto nível, pode. O Edenílson retomando alto nível pode. Algum atleta que se confirme e cresça no potencial. Faltam cem dias da Copa. É muito tempo. Pode acontecer, sim”, afirmou Tite.
Edenílson não foi a única mudança na equipe do Inter no Brasileirão. Mano trocou Alan Patrick, por exemplo, por Mauricio. As alterações derrubaram a média de idade do time colorado de 29,1 anos, na derrota para o Melgar, para 26,5 contra Fluminense, Avaí e Juventude.