Às vésperas da grande decisão entre América e São Paulo nas quartas de final da Copa do Brasil, o presidente da SAF alviverde, Marcus Salum, esteve no CT Lanna Drumond e conversou com os jogadores do clube – o único mineiro nesta fase da competição nacional. À Itatiaia, ele detalhou o conteúdo da reunião com o elenco e depositou grandes expectativas para o confronto que acontecerá na noite desta quinta-feira (18), às 21h, na Arena Independência, em Belo Horizonte.
O América perdeu a primeira partida, no Morumbi, em São Paulo, por 1 a 0. Agora, a equipe comandada por Vagner Mancini precisa apenas de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis. Salum afirmou que o foco do Coelho, desde o início da temporada, é o Brasileirão e garantiu que acredita na classificação diante do tricolor. “Temos um foco muito grande no Brasileiro. Mas, a Copa do Brasil, neste ponto que nós estamos… Temos que acreditar no nosso potencial. Sabemos que vamos enfrentar times imensos, como o São Paulo, e ainda outros se passarmos, mas nós temos time para isso. E tudo é possível no futebol”, cravou.
No encontro com os atletas durante o treino nessa quarta-feira (17), Salum declarou que reforçou aos jogadores a importância da vitória para consolidar a mudança de patamar do Coelho – nesta temporada, o América estreou na Copa Libertadores; e esta é a segunda vez que o clube chega às quartas de final da Copa do Brasil em sua história. “Falei isto com os jogadores. Seriam dois anos chegando à semifinal… É um marco muito importante para qualquer clube, mas é um marco ainda maior para a gente. Mostra que é uma mudança de paradigma para nós”, destacou.
Contra o São Paulo, o América tentará justamente alcançar a segunda semifinal de Copa do Brasil da história de 110 anos. Em 2020, o Coelho superou o internacional nos pênaltis na Arena Independência após um empate por 1 a 1 no placar agregado e chegou à semifinal – entretanto, o clube acabou sendo derrotado pelo Palmeiras na semifinal. Naquele ano, o time de São Paulo ganhou a competição sobre o Grêmio.
Além do feito histórico, a classificação sobre o tricolor paulista garantiria mais R$ 25 milhões de premiação aos cofres do Coelho. O adversário da próxima etapa para o classificado entre América e São Paulo, aliás, foi definido na noite dessa quarta-feira (17): será o Flamengo, que bateu o Athletico-PR. O sorteio do mando de campo das semifinais acontecerá na sexta-feira (19) às 15h na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os jogos de ida serão disputados em 24 de agosto e 14 de setembro. A outra semifinal já foi definida e colocou Fluminense e Corinthians frente a frente.
(Sob supervisão de Lara Alves)