Ouvindo...

Torcida cruzeirense e Ronaldo são os ‘presentes’ que Alberto Rodrigues escolheu em seus 83 anos

Mais Vibrante faz aniversário neste domingo e vive momento especial com recuperação celeste

Ícone do rádio brasileiro e da Itatiaia, o Mais Vibrante completa 83 anos neste domingo

Em 5 de setembro de 1965, ele narrou o gol de Buglê que garantiu a vitória de 1 a 0 da Seleção Mineira sobre o River Plate, da Argentina, na partida de inauguração do Mineirão. No último sábado (7), na véspera do seu aniversário de 83 anos, levou ao torcedor cruzeirense toda a emoção dos 2 a 0 do Cruzeiro sobre o Tombense pela 22ª rodada da Série B, resultado que deixa a Raposa ainda mais isolada na liderança da competição e próxima do retorno à elite. Sim, Alberto Rodrigues é a voz do Gigante da Pampulha.

E neste aniversário de 83 anos, comemorado neste domingo (8), o mais vibrante do Brasil vive um momento especial. E os responsáveis por isso são milhões de torcedores cruzeirenses, os jogadores do time de Paulo Pezzolano e Ronaldo.

“Estou fazendo 83 anos e os dois últimos foram tristes. Pandemia, Cruzeiro muito mal na Série B, com problemas dentro de campo e fora, com salários atrasados. Este ano é diferente. O time é líder, só não sobe por um desastre”, afirma Alberto.

E o narrador destaca os fatores que fazer desta comemoração uma coisa especial para ele, que tem se emocionado nos jogos no Mineirão: "É impressionante o que faz a torcida do Cruzeiro nesta Série B. São 40, 50 mil torcedores contra adversários sem muito nome. A impressão é de que o torcedor percebeu que o time tem limitações e resolveu abraçar. E a gente percebe que faz a diferença. É sim o 12º jogador e quem vai ao estádio percebe isso”.

Segundo Alberto, esta sintonia tem provocado algo que ele considera um dos momentos marcantes da sua carreira: “Aquela comemoração da torcida com o time após as partidas em Belo Horizonte é impressionante e emocionante. Algo que não tinha visto”.

Ronaldo

O Vibrante narra os jogos do Cruzeiro deste 1979, segundo ele por uma sugestão de Kafunga numa reunião do departamento de esportes da Rádio Itatiaia e que foi acatada por Emanuel Carneiro e Osvaldo Faria.

Desde então foram dezenas de grandes títulos, internacionais e nacionais. Perto da Série B, que é a realidade celeste pelo terceiro ano seguido, pode parecer uma comparação injusta. Mas há um fator que conta muito para o sentimento especial de Alberto Rodrigues neste 2022: Ronaldo.

“Logo no início da trajetória dele pelo Cruzeiro, ainda com 16 anos, teve uma excursão a Portugal e tive uma conversa com o Ronaldo, a pedido até do preparador físico, pois ele não gostava muito de treino físico. Disse que ele tinha potencial para ser um dos melhores do mundo, o que aconteceu, e nasceu ali uma admiração mútua. E saber que ele é o maior responsável por este processo de recuperação do Cruzeiro me deixa muito feliz”, afirma o Vibrante.

Alberto narrou praticamente todos os 56 gols de Ronaldo com a camisa celeste. Agora, aos 83 anos, a ansiedade já toma conta do Vibrante, que espera a hora de narrar o “maior gol” do Fenômeno para o Cruzeiro, que é a confirmação do acesso à Série A depois de tanto sofrimento da gente cruzeirense.

“Um presente desses não tem problema vir fora da data”, afirma Alberto, conselheiro de Ronaldo, ídolo cruzeirense e que não vê a hora de gritar o: “gol, gol, gol, gol, gol” que decretará matematicamente a volta do Cruzeiro para a elite.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro