Netflix divulga entrevista com despedida emocionante de Eric Dane; confira

Ator faleceu nesta quinta-feira (19), aos 53 anos, em decorrência de complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica

Eric Dane em episódio de entrevistas póstumas para série da Netflix

A Netflix liberou nesta sexta-feira (20) uma entrevista póstuma gravada pelo ator Eric Dane. O astro de Grey’s Anatomy e Euphoria morreu na última quinta-feira (19), aos 53 anos, em decorrência de complicações da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

O material faz parte da série Últimas Palavras, que reúne depoimentos de personalidades relevantes, gravados para serem exibidos apenas após o falecimento do convidado. O episódio dedicado ao ator recebeu o título “Famous Last Words: Eric Dane” e possui 50 minutos de duração.

Mensagem para as filhas

Sentado em uma cadeira de rodas e com a saúde visivelmente comprometida pela doença, Dane faz um depoimento emocionante sobre sua trajetória. Em mensagens direcionadas às filhas, Billie e Georgia, ele compartilha conselhos e aprendizados, como a importância de viver o presente, encontrar uma paixão, escolher amigos com critério e lutar com dignidade e perseverança.

Em um dos momentos mais marcantes do especial, o ator reflete sobre a capacidade de encontrar paz de espírito, mesmo diante da rapidez com que a doença degenerativa o acometeu.

Morte de Eric Dane

O ator Eric Dane morreu aos 53 anos nesta quinta-feira (19), segundo informou a revista People. Conhecido por interpretar o cirurgião plástico Mark Sloan na série Grey’s Anatomy, o artista enfrentava Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Dane havia tornado público o diagnóstico há cerca de dez meses. Desde então, recebia cuidados de enfermagem 24 horas por dia. As informações sobre a rotina de tratamento foram divulgadas pela People com base em relato da atriz Rebecca Gayheart, ex-mulher do ator, à revista The Cut.

Leia também:

Amigos e colegas de Grey’s Anatomy se despedem

Atores do elenco de Grey’s Anatomy prestaram homenagens a Eric Dane após a morte do artista. O ator Patrick Dempsey, que interpretou o neurocirurgião Derek Shepherd — melhor amigo de Sloan na ficção —, lamentou a perda e detalhou o estado de saúde de Dane nos momentos finais.

“Ele era o homem mais engraçado, era uma alegria trabalhar com ele. Quero me lembrar dele com esse espírito, porque sempre que estava no set, ele trazia muita diversão”, relembrou.

“Eric era uma luz. Era possível vê-la brilhar naturalmente nele, tanto no set de Grey’s quanto quando estava com Rebecca e as meninas. Durante as filmagens, ele ficava com um brilho especial no olhar e, com uma expressão travessa, dizia uma fala com timing cômico perfeito, que deixava qualquer um sem chão! Você fará falta”, publicou Kim Raver, intérprete da Dra. Teddy Altman na série médica.

James Pickens Jr., Sarah Drew e Kevin McKidd (Richard Webber, April Kepner e Owen Hunt, respectivamente) também compartilharam imagens de Eric caracterizado como seu personagem, com mensagens de “descanse em paz”.

O que é a esclerose lateral amiotrófica (ELA)

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa progressiva que compromete os neurônios motores, células responsáveis por levar comandos do cérebro e da medula aos músculos.

Com a progressão, os músculos ficam cada vez mais fracos e podem evoluir para paralisia. A musculatura respiratória também pode ser afetada, e a insuficiência respiratória está entre as principais causas de morte.

Após o início dos sintomas, a sobrevida média costuma variar de três a cinco anos, embora exista grande variabilidade individual.

Leia também

Ana Luiza Pereira é jornalista formada pela PUC Minas. Repórter multimídia da Rádio Itatiaia, acumula passagens anteriores pela TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas de Televisão.

Ouvindo...