Ouvindo...

Memes de Celso Portiolli no 11 de setembro movimentam web em aniversário do atentado

Celso Portiolli entrou para os assuntos mais buscado no Google Trends e comentados no X; atentado de 11 de setembro completa 24 anos nesta quinta-feira

Celso Portiolli vira meme ao ser relacionado com o ataque de 11 de setembro

O apresentador Celso Portiolli voltou a ser relacionado com o atentado de 11 de setembro nesta quinta-feira (11), dia em que a tragédia completa 24 anos. Os internautas aproveitaram a data para movimentar as redes sociais com os maiores memes do apresentador.

Devido à alta repercussão, o nome de Portiolli entrou para os assuntos mais comentados do Google Trends e atingiu o topo do trending topics do X, antigo Twitter. O termo “atentado 11 de setembro” também ficou entre os mais lidos.

Anualmente, o apresentador do Domingo Legal, do SBT, é apontado pelos internautas, de forma irônica e sensacionalista, como um dos responsáveis pelo ataque às Torres Gêmeas (Word Trade Center), nos Estados Unidos (EUA). Mas tudo não passa de uma brincadeira.

Na data, uma sequência de memes são publicados pelos internautas, que pedem, inclusive, um posicionamento de Celso sobre o assunto. Uma das imagens mostra o comunicador pilotando uma aeronave em direção aos prédios e outra ele tirando uma selfie no momento em que as torres são atingidas.

Em uma terceira montagem, o jornalista aparece como jogador do Show do Milhão, quadro do Programa Silvio Santos, onde ele precisa responder a seguinte pergunta: “Qual dessas pessoas tem a ver com o 11 de setembro?”. As opções são: Kim Jong-un, Osama bin Laden, Celso Portiolli ou Maria Joaquina.

Apesar das brincadeiras, o comunicador não tem ligação nenhuma com o atentado. Veja alguns memes da data:

Relembre o atentado de 11 de setembro

O primeiro avião, com o voo 11 da American Airlines, atingiu a torre Norteàs 8h46 e o segundo ataque, com o voo 175 da United Airlines aconteceu 18 minutos depois, às 9h03, no horário local, na torre Sul .

O impacto e o calor das explosões causaram danos estruturais catastróficos e formaram uma nuvem de poeira e detritos que cobriram a cidade. Às 9h59, a torre Sul desabou em apenas 10 segundos, seguida pela torre Norte, às 10h28.

Às 9h37, o terceiro avião, com o voo 77 da American Airlines, atingiu uma das laterais do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A aeronave se chocou contra a fachada Oeste do prédio, causando um incêndio e o colapso de uma parte da estrutura.

A última aeronave sequestrada, com o voo 93 da United Airlines, foi a única que não atingiu seu alvo. Ela caiu na Pensilvânia às 10h03 após um conflito entre passageiros e tripulantes contra terroristas.

O 11 de setembro vitimou 2.977 pessoas, sendo 265 passageiros nos aviões, 2.606 nas Torres Gêmeas (World Trade Center) e 125 no Pentágono.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.