O apresentador
Devido à alta repercussão, o nome de Portiolli entrou para os assuntos mais comentados do Google Trends e atingiu o topo do trending topics do X, antigo Twitter. O termo “atentado 11 de setembro” também ficou entre os mais lidos.
Anualmente, o apresentador do Domingo Legal, do SBT, é apontado pelos internautas, de forma irônica e sensacionalista, como um dos responsáveis pelo ataque às
Na data, uma sequência de memes são publicados pelos internautas, que pedem, inclusive, um posicionamento de Celso sobre o assunto. Uma das imagens mostra o comunicador pilotando uma aeronave em direção aos prédios e outra ele tirando uma selfie no momento em que as torres são atingidas.
Em uma terceira montagem, o jornalista aparece como jogador do Show do Milhão, quadro do Programa Silvio Santos, onde ele precisa responder a seguinte pergunta: “Qual dessas pessoas tem a ver com o 11 de setembro?”. As opções são: Kim Jong-un, Osama bin Laden, Celso Portiolli ou Maria Joaquina.
Apesar das brincadeiras, o comunicador não tem ligação nenhuma com o atentado. Veja alguns memes da data:
Relembre o atentado de 11 de setembro
O primeiro avião, com o voo 11 da American Airlines, atingiu a torre Norteàs 8h46 e o segundo ataque, com o voo 175 da United Airlines aconteceu 18 minutos depois, às 9h03, no horário local, na torre Sul .
O impacto e o calor das explosões causaram danos estruturais catastróficos e formaram uma nuvem de poeira e detritos que cobriram a cidade. Às 9h59, a torre Sul desabou em apenas 10 segundos, seguida pela torre Norte, às 10h28.
Às 9h37, o terceiro avião, com o voo 77 da American Airlines, atingiu uma das laterais do Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A aeronave se chocou contra a fachada Oeste do prédio, causando um incêndio e o colapso de uma parte da estrutura.
A última aeronave sequestrada, com o voo 93 da United Airlines, foi a única que não atingiu seu alvo. Ela caiu na Pensilvânia às 10h03 após um conflito entre passageiros e tripulantes contra terroristas.
O 11 de setembro vitimou 2.977 pessoas, sendo 265 passageiros nos aviões, 2.606 nas Torres Gêmeas (World Trade Center) e 125 no Pentágono.