Ouvindo...

22 anos do 11 de Setembro: veja o que foi construído no local onde ficavam as Torres Gêmeas

O local onde ficava o World Trade Center, em Nova York, foi transformado em um complexo de edifícios, um memorial e um museu

Nesta segunda-feira

O dia 11 de setembro está marcado para sempre na história como a data do atentado contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, e o Pentágono, em Washington, nos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (11) se completam 22 anos desde a marcante ação de integrantes da organização terrorista Al-Qaeda, liderada por Osama Bin Laden.

O local onde ficavam as torres gêmeas foi transformado em um complexo de edifícios, um memorial e um museu conhecido como Ground Zero, ou Marco Zero (em português). O memorial, chamado de National September 11 Memorial & Museum, é um espaço aberto com ‘duas piscinas’ localizadas no local onde ficavam as torres. As ‘piscinas’ são cercadas por parapeitos de bronze com os nomes das 2.977 vítimas.

Além disso, também no local foi construído um museu, que foi inaugurado em 2014, e conta a história dos ataques e seus impactos. O museu abriga exposições, documentos e artefatos relacionados aos ataques.

Já o complexo de edifícios, chamado de One World Trade Center, é um arranha-céu de 104 andares que é a estrutura mais alta da cidade de Nova York, assim como era o World Trade Center. O edifício abriga escritórios, lojas e um hotel.

A construção do complexo foi um processo longo e desafiador. A área foi limpa e removida de escombros em 2002. A construção do One World Trade Center começou em 2006 e foi concluída em 2014. Os outros edifícios do complexo foram concluídos entre 2013 e 2018.

O complexo do World Trade Center é um monumento às vítimas dos atentados de 11 de setembro e um símbolo de resiliência e renovação.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.