Ouvindo...

Artistas e famosos se despedem do sambista Bira Presidente: ‘Hoje o samba chora’

Fundador do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos, Ubirajara Félix do Nascimento faleceu na noite desse sábado (14)

Artistas e famosos se despedem do sambista Bira Presidente: ‘Hoje o samba chora’

Pelas redes sociais, famosos prestaram homenagens e se despediram de Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e presidente vitalício do Cacique de Ramos, que faleceu na noite desse sábado (14) no Rio de Janeiro.

Ubirajara Félix do Nascimento estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e tratava complicações de um câncer de próstata e de Alzheimer. Ele morreu aos 88 anos.

Bira Presidente deixa duas filhas, dois netos e uma bisneta. Até a publicação desta reportagem, ainda não havia informações sobre velório e sepultamento.

O rapper Marcelo D2, vocalista do Planet Hemp, prestou sua homenagem: “Obrigado, mestre, descanse em paz”.

“Hoje o samba chora. Com imenso pesar, nos despedimos do nosso professor e meu padrinho Bira Presidente, o maior sambista da história, mestre de todos nós”, escreveu o cantor Belo.

Buchecha afirmou: “Descanse em paz querido presidente, essa sensação de perda dos grandes mestres é ruim demais! Vai deixar saudades, obrigado por tudo”.

“Salva, Bira, obrigada!”, publicou a cantora Zélia Duncan, com uma montagem do sambista vestido como presidente do Brasil.

O perfil do conjunto de samba Art Popular escreveu: “Descanse em paz, Presidente”.

Leia também

Em nota conjunta, o Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal confirmaram a morte de Bira Presidente e se despediram do sambista. Abaixo, confira o texto na íntegra:

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.

Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.
Graduanda em Jornalismo pela PUC Minas. Interessada por redes sociais e editorias de cultura, entretenimento e cidades. Atualmente está na editoria de Redes Sociais.