Ouvindo...

Morre Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e do Cacique de Ramos

O sambista enfrentava complicações de saúde devido a um câncer de próstata e Alzheimer

Bira Presidente morreu aos 88 anos.

Morreu na noite deste último sábado (14), no Rio de Janeiro, aos 88 anos, Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e presidente vitalício do Cacique de Ramos.

O sambista estava internado no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

De acordo com um comunicado, emitido no início desta semana, ele enfrentava um “quadro clínico delicado”, e a morte acontece em decorrência de complicações relacionadas ao c âncer de próstata e Alzheimer.

Leia também

Ele deixa duas filhas, dois netos e uma bisneta.

Até o momento, não há informações sobre o velório e sepultamento.

Leia a nota completa:

“Hoje nos despedimos daquele que é o próprio Cacique.

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos e o Grupo Fundo de Quintal informam, com profundo pesar, o falecimento de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente, ocorrido às 23h55 do sábado, 14 de junho de 2025, aos 88 anos, no Hospital da Unimed Ferj, na Barra da Tijuca. Em decorrência de complicações relacionadas ao câncer de próstata e ao Alzheimer.

Fundador do Cacique de Ramos e um dos criadores do grupo Fundo de Quintal, Bira construiu uma trajetória marcada pela firmeza, pela ética e pela contribuição inestimável ao samba e à cultura popular brasileira.

Sua atuação no Cacique de Ramos moldou o bloco e o samba, o Doce Refúgio se tornou um espaço de referência cultural. No Fundo de Quintal, foi o ponto de partida de uma linguagem que redefiniu a roda de samba e inspirou gerações.

Bira deixa as filhas Karla Marcelly e Christian Kelly, os netos Yan e Brian, e a bisneta Lua. O velório e o sepultamento serão informados assim que confirmados pela família”.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.