Morten Harket, de 65 anos, da banda norueguesa a-ha, revelou em uma entrevista divulgada nesta quarta-feira (4) que foi diagnosticado com a
“Não tenho problema em aceitar o diagnóstico. Com o tempo, levei a sério a atitude do meu pai de 94 anos em relação à forma como o organismo gradualmente se rende: uso o que funciona”, revelou o cantor, em entrevista divulgada no site oficial da banda.
“Parte de mim queria revelar. Como eu disse, reconhecer o diagnóstico não foi um problema para mim; é a minha necessidade de paz e tranquilidade para trabalhar que tem me impedido. Estou fazendo o melhor que posso para evitar que todo o meu organismo entre em declínio. É um difícil equilíbrio entre tomar a medicação e controlar seus efeitos colaterais”, explicou.
Ainda de acordo com a nota publicada, o cantor foi submetido a uma cirurgia cerebral avançada em julho de 2024, feita na Clínica Mayo, nos Estados Unidos. Além disso, para amenizar os sintomas, atualmente, ele faz uso de medicação específica para a doença.
Problemas com a voz
Apesar de ter realizado tratamentos para amenizar os principais sintomas, o Parkinson ainda se expressa na voz de Morten. “Os problemas com a minha voz são um dos muitos motivos de incerteza quanto ao meu futuro criativo”, afirma.
Sobre se consegue cantar atualmente, Morten Harket responde com incerteza. “Realmente não sei. Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim”.
“Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro”, explicou.
Mensagem para os fãs
Por fim, o cantor tranquilizou os fãs. “Não se preocupe comigo. Descubra quem você quer ser – um processo que pode ser novo a cada dia”, justificou.
“Seja um bom servo da natureza, a base da nossa existência, e cuide do meio ambiente enquanto ainda for possível. Dedique sua energia e esforço a resolver problemas reais e saiba que estou sendo cuidado”, concluiu.
Doença de Parkinson
A
No Brasil, estima-se que a doença atinja mais de 200 mil pessoas acima de 65 anos. Confira, a seguir, os principais sintomas:
- Tremor em repouso ou nas mãos;
- Instabilidade, rigidez dos membros;
- Contrações musculares;
- Anormalidade ao caminhar e andar lento;
- Movimentos involuntários;
- Amnésia;
- Demência;
- Despertar precoce, pesadelos ou sonolência diurna;
- Fadiga;
- Dificuldade de fala, espasmos na laringe ou fala mansa.