A dublê Devyn LaBella abriu um processo, nessa terça-feira (27), contra os produtores do filme ‘Horizon 2', entre eles
De acordo com o The Guardian, o processo de LaBella foi aberto na Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), pouco mais de dois anos depois da gravação do filme. Ainda segundo o jornal norte-americano, Hunt recusou protagonizar a cena e a dublê foi convocada para o set sem saber do que se tratava.
Na cena em questão, como menciona a denúncia, o ator e diretor do filme, que contracenou com ela, “foi instruído a montá-la, imobilizá-la e levantar violentamente sua saia”. LaBella ainda alega que Costner orientou que ela deitasse em uma carroça para que ele “realizasse repetidamente uma simulação violenta de estupro”.
“Fiquei exposta, desprotegida e profundamente traída por um sistema que prometia segurança e profissionalismo. O que aconteceu comigo abalou minha confiança e mudou para sempre a forma como me desenvolvo neste setor”, relatou ao The Guardian.
O processo também menciona que a cena violou protocolos de contrato negociados pelo sindicato SAG-AFTRA, que exige que todos os artistas recebam um aviso prévio de 48 horas e consintam com quaisquer cenas que envolvam nudez ou sexo simulado. LaBella informou que não foi avisada sobre a cena e que não consentiu em fazê-la.
A artista ainda afirma que o coordenador de intimidade do filme não estava presente, o que era obrigatório pelo contrato de Hunt e se aplicava a LaBella como sua dublê. Também de acordo com a denúncia o set não estava fechado.
A dublê processa os produtores por assédio sexual, ambiente de trabalho hostil e quebra de contrato. Ela alega ainda que sentiu “choque, constrangimento e humilhação” no momento, o que gerou sessões de terapia em junho de 2023.
Kevin Costner nega acusações
“Não tem absolutamente nenhum mérito e é completamente contradita por suas próprias ações – e pelos fatos”, disse Marty Singer, advogado de Costner à revista norte-americana.
O ator garante que a cena havia sido explicada a LaBella e, após um ensaio, ela fez um sinal de positivo para um coordenador de dublês, indicando seu consentimento. Costner afirma ainda que LaBella estava de “bom humor” no dia e que chegou a mandar uma mensagem agradecendo pelo trabalho em seguida.
“Obrigada por essas semanas maravilhosas! Sou muito grata a você! Aprendi muito e obrigada novamente. Estou muito feliz que tudo tenha dado certo. Tenha um ótimo resto de filmagem e, sim, nos falamos em breve!”, dizia a mensagem.