Ouvindo...

‘Ainda Estou Aqui’ conquista lugar importante em ranking de melhor filme do ano

Longa protagonizado por Fernanda Torres venceu categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar 2025

‘Ainda Estou Aqui’ venceu uma de três categorias no Oscar 2025

Depois de garantir o Oscar de ‘Melhor Filme Internacional’, “ Ainda Estou Aqui” apareceu em um ranking importante do The New York Times como uma das melhores produções lançadas no ano até o momento.

De acordo com o renomado jornal norte-americano, o longa de Walter Salles, estrelado por Fernanda Torres, é o segundo melhor filme de 2025. Ele fica atrás de “Pecadores”, protagonizado por Michael B. Jordan, que lidera a lista.

Alissa Wilkinson, crítica de cinema, destacou que a atuação de Fernanda é um dos pontos altos da obra. Vale lembrar que a brasileira foi indicada ao Oscar de ‘Melhor Atriz’ pelo papel de Eunice Paiva no filme.

“Na sua atuação — que rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar —, Torres impressiona. Proteger seus filhos significa encontrar alegria dentro do medo, esperança em meio à dor. Torres reveste sua performance com todas essas emoções, e seu olhar penetrante é magnético”, pontuou Wilkinson.

‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025

A 97ª cerimônia do Oscar chegou ao fim com ‘Ainda Estou Aqui’ vencendo o ‘Melhor Filme Internacional’. O longa de Walter Salles foi indicado em outras duas categorias, ‘ Melhor Filme’ e ‘ Melhor Atriz’, mas perdeu ambas.

Na estrangeira, o filme superou “A Garota da Agulha”, “Emilia Pérez”, “A Semente do Fruto Sagrado” e “Flow”. Já na principal da premiação, ‘Anora’ foi consagrado com a estatueta dourada e também superou “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “ Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Nickel Boys”, “A Substância” e “Wicked”.

Fernanda Torres, que faz a ativista política Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, concorreu como ‘Melhor Atriz’, mas também perdeu para Mikey Madison, estrela de ‘Anora’. Além da brasileira e da norte-americana, Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Demi Moore (“A Substância”) completaram as indicações à categoria.

Sinopse ‘Ainda Estou Aqui’

O longa, dirigido por Walter Salles, é baseado no best-seller homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015. A obra conta a história de Eunice Paiva, mãe do escritor, que se torna ativista política após seu marido Rubens Paiva ser capturado e morto durante a Ditadura Militar no Brasil, em 1971.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.