Considerada uma das maiores vilãs da dramaturgia da TV Globo, o p
É que nessa segunda-feira (19) a empresária fez um comentário racista durante conversa com a irmã Celina Roitman. A fala de Odete movimentou as redes sociais e os telespectadores relembraram dos traços preconceituosos da personagem original,
Na cena, as irmãs da elite carioca conversaram sobre a relação de Maria de Fátima com Afonso, filho de Odete. “Estou surpresa com você, Odete. Implicou tanto com a Solange Duprat [Alice Wegmann] para aprovar essa moça. Você sabe que eu não sou racista, mas a Fátima é negra”, disse Celina.
“E acha que eu não vi isso, Celina? Não sou cega. Mas fazer o que? A mocinha Duprat é branca, mas é uma insolente. Ia me criar problemas o resto da vida se firmasse uma relação com o Afonso. Todo mundo pode ter a sua função, Celina. O que importa é que as pessoas façam o que eu quero. E ela nem é tão preta assim”, rebateu Odete.
Dentro de minutos, o momento viralizou nas redes sociais. “A fala de Odete Roitman em ‘Vale Tudo’ não é só parte do roteiro, é o reflexo do racismo estrutural disfarçado de ‘elogio’. É a tentativa constante de embranquecer corpos negros para torná-los aceitáveis, mas nunca iguais”, pontuou uma internauta.
“Uai, gente? Pediram tanto uma Odete com falas problemáticas, uma Odete que fala isso e aquilo, uma Odete vilã mesmo, e na primeira vez que ela fala algo problemático já estão reclamando? Se decidam”, refletiu uma segunda.
Vale lembrar que