Considerada por muitos espectadores e especialistas como a melhor novela da história, ‘Vale Tudo’, de 1988, vai ganhar um remake. A nova versão chega às telas da TV Globo em 2025, no ano de comemoração dos 60 anos da emissora. O clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères será atualizado por Manuela Dias e terá Paulo Silvestrini como diretor artístico.
O título de ‘Melhor Nova de Todos os Tempos’ foi garantido em 2021 após votação da crítica especializada - a produção ganhou por unanimidade. A novela gerou a clássica pergunta: “quem matou Odete Roitman?”, mistério que foi solucionado no fim da trama.
Relembre o elenco
O elenco de Vale Tudo, que teve o primeiro episódio transmitido em maio de 1988, estreou com grandes nomes do entretenimento, entre eles Beatriz Segall (1926-2018), Gloria Pires e Renata Sorrah, que deram vida a Odete Roitman, Maria de Fátima e Heleninha, respectivamente.
Carlos Alberto Riccelli (César), Cássio Gabus Mendes (Afonso Roitman) e Antônio Fagundes (Ivan) também participaram da novela.
Beatriz Segall (Odete Roitman)
Beatriz Segall, que faleceu em 2018, criou a memorável Odete Roitman. A personagem é uma poderosa empresária, diretora da Companhia Aérea TCA, que manipula os filhos, trata mal os funcionários e se acha superior a todos.
Regina Duarte (Raquel Accioli)
Ao interpretar Raquel Accioli, Regina Duarte criou o papel de uma mulher honesta que viveu parte da vida vendendo sanduíche na praia, até se tornar uma empresária de sucesso.
Ao site Memória da Globo, a atriz contou: “‘Vale Tudo’ veio e me deu toda a força, no sentido de que eu podia acreditar que tinha muita coisa ainda para fazer depois da viúva Porcina, ou além da viúva Porcina”.
Gloria Pires (Maria de Fátima)
A atriz Gloria Pires deu vida à vilã
“Maria de Fátima não era só uma vilã; era uma pessoa amoral, louca, desregulada”, disse Gloria Pires ao Memória Globo.
Renata Sorrah (Heleninha Roitman)
Renata Sorrah, considerada uma ‘fábrica de memes’ por seus papeis na TV, rendeu mais uma frase icônica na época. “Bota um mambo aí, poxa, um mambo bem caliente!”, falou a filha de Odete em uma das cenas. Na novela, Heleninha era artista plástica e alcóolatra.
“Eu tenho certeza que com esse papel consegui ajudar muitas pessoas. A quantidade de cartas que eu recebia de dependentes de álcool, de dependentes químicos também, que tinham caído a primeira vez, caído a segunda, que estavam tentando… Então, além de fazer uma personagem que eu adorava fazer, eu estava cumprindo a minha função de atriz que é tocar as pessoas, chegar lá", declarou.
Antônio Fagundes (Ivan)
Ivan marcou a volta de Antônio Fagundes após uma pausa de quatro anos. Em ‘Vale Tudo’, o ator interpretou Ivan, homem correto, apaixonado e com uma história cheia de voltas.
A trama de 1988 está disponível no Globoplay.
Remake
O remake de ‘Vale Tudo’, que chega às telas da Globo em 2025, será atualizado por Manuela Dias. A novela é um clássico de Gilberto Braga e voltará com novos ares como parte das comemorações dos 60 anos da emissora.
Por outro lado, Paulo Silvestrini, do sucesso Vai na Fé (2023), é quem assume a direção artística do novo projeto. Ele, inclusive, já iniciou à pré-produção da trama nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
Até o momento, a Globo definiu os seguintes nomes no remake: Taís Araújo (Raquel Accioly), Cauã Reymond (César), Carolina Dieckmann (Heleninha) e Humberto Carrão (Afonso Roitman). Débora Falabella e Clarissa Pinheiro também foram confirmadas, mas não tiveram seus papeis divulgados.
Vale lembrar que