Ouvindo...

Autora de ‘Vale Tudo’ explica mudanças no remake e cita racismo, machismo e alcoolismo

Manuela Dias é quem assina a adaptação da obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, de 1988

O remake de ‘Vale Tudo’, previsto pra ir ao ar no primeiro semestre de 2025, não vai seguir totalmente o roteiro da versão original, de 1988. Desta vez, a TV Globo permitiu que a nova autora, Manuela Dias, fizesse as mudanças necessárias na trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.

Vale ressaltar que o remake será exibido 36 anos após a primeira transmissão e alguns temas tratados na época não vão ser abordados nesta versão, diante das mudanças na sociedade e também do público, como já adiantou a escritora.

“‘Vale Tudo’ foi a novela da volta da democracia, e naquele momento falar mal do Brasil, ou poder falar mal, era resistência, era revolucionário, era novo. Hoje não é mais. Estamos saturados. O novo é encontrar maneiras de transformação”, disse Manuela à Folha de S. Paulo.

De acordo com o portal Notícias da TV, a autora teve “carta branca” para refazer a adaptação, assim como o escritor Bruno Luperi fez com o remake de ‘Renascer’, que foi ao ar este ano. Desta forma, ‘Vale Tudo’ vai contar com a ‘base’ do roteiro original, mas com um toque do novo olhar de Manuela sobre as questões atuais e novas tecnologias.

Leia também

Alguns nomes já foram anunciados e outros estão sendo especulados. A autora revelou que a ‘Vale Tudo’ de 2025 terão 172 capítulos, 32 a menos da versão original. Em entrevista, Manuela ainda abordou questões sociais como racismo, machismo e alcoolismo.

“Temos a sensação de que a agenda social não avança, mas avançou muito. Alcoolismo não era considerado doença, então Heleninha Roitman era vista como uma pinguça que bebia porque tinha vontade. O machismo era ainda pior, então todos os personagens homens batiam ou ameaçavam bater nas mulheres. O original tinha dois personagens interpretados por negros, um ladrão e uma funcionária doméstica. E não tinha internet. Hoje, qualquer problema é mais rápido de resolver, e isso impacta o tamanho da narrativa”, adiantou.

Remake

O remake de ‘Vale Tudo’, que chega às telas da Globo em 2025, será atualizado por Manuela Dias. A novela é um clássico de Gilberto Braga e voltará com novos ares como parte das comemorações dos 60 anos da emissora.

Por outro lado, Paulo Silvestrini, do sucesso Vai na Fé (2023), é quem assume a direção artística do novo projeto. Ele, inclusive, já iniciou à pré-produção da trama nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

Até o momento, a Globo definiu nomes como Taís Araújo, Cauã Reymond, Carolina Dieckmann e Humberto Carrão, Débora Falabella e Alice Wegmann.

Vale lembrar que Fernanda Torres foi cotada para o papel de Odete Roitman, mas teria recusado o convite por conta de sua agenda internacional após estrear o filme “Ainda Estou Aqui”.


Participe dos canais da Itatiaia:

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.
Leia mais