O influenciador Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, fez um alerta nas redes sociais após um morcego capturado na casa dele testar positivo para
Após o contato com o morcego na semana passada, o influenciador foi orientado a tomar a vacina contra a raiva. Toda a família e todos os pets de Alexandre tomaram mais uma dose do imunizante contra a doença.
“Por conta do contato que a gente teve com o morceguinho, foram passados para a gente alguns protocolos, e uma das coisas foi vacinar todos os animais, que já estavam vacinados, né, repetir a vacina da raiva. Eu já estava vacinado e também fui vacinado novamente, assim como a minha família. Afinal de contas, é melhor prevenir do que remediar, e esse foi o protocolo passado pra gente”, contou.
O influenciador tomou a vacina antes mesmo do resultado do teste sair. No domingo (26), ele compartilhou o resultado do teste de raiva.
“Confirmação do teste de raiva chegou e, infelizmente, deu positivo (morcego estava com raiva). Estamos todos bem, sem nenhum sintoma (inclusive os pets). O morcego infectado não é um hematófago (não"suga” sangue) e, segundo às primeiras observações, é um “comedor de insetos”. Cada dia que passa é uma vitória, pois teremos mais anticorpos e menos chance de desenvolver a doença. Eu e os pets já tínhamos a vacina de raiva, mas pela gravidade da doença, todos nós também estamos tomando reforço. Vai ficar tudo bem”, escreveu.
Humorista vive momento de pânico ao ser mordida por macaco e ter reação alérgica na Tailândia Homem de 50 anos morre após ser diagnosticado com raiva humana no Tocantins Mulher morre ao contrair raiva devido a mordida de sagui em Pernambuco
O que é a raiva?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, incluindo seres humanos. A doença é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae, e tem letalidade aproximada de 100%.
A vacina antirrábica é a principal forma de prevenção da doença. Ela é indicada tanto para crianças e adultos, quanto para animais.
Entre os sintomas da doença, estão:
- Mal-estar geral;
- Pequeno aumento de temperatura;
- Anorexia;
- Cefaleia;
- Náuseas;
- Dor de garganta;
- Entorpecimento;
- Irritabilidade;
- Inquietude;
- Sensação de angústia.
Pode ocorrer, ainda, linfoadenopatia, hiperestesia e parestesia no trajeto de nervos periféricos, próximos ao local da mordedura, e alterações de comportamento.
A transmissão é feita a partir da saliva de animais infectados, principalmente por mordida. Arranhões e lambidas também podem transmitir a doença.