O jornalista
Evaristo participou do PodCringe - podcast comandado por Michael Keller -, onde falou sobre a
Não pode ficar doente
Evaristo Costa explica que, devido à baixa imunidade, não pode ficar doente. “Uma gripe pode virar uma sepse, uma infecção na perna pode virar uma celulite. Na última vez tive infecção nas amígdalas, ela se transformou numa sepse. A imunidade baixa não é por causa do Crohn, é uma consequência”, esclarece.
O jornalista tem feito uso de suplementos por conta da perda de vitaminas e conta estar “em busca da remissão da doença”.
Conforme ele, o sintoma principal é diarreia. “Em crise, vou ao banheiro de 30 a 40 vezes por dia. Falar disso para as pessoas gerava um pouco de vergonha, porque preciso ir para lugares que tenham banheiro perto”, comenta.
O jornalista revela que o sintoma surgiu em 2021 e, inicialmente, um médico inglês acreditou ser uma gastrite. Após um ano de tratamento sem eficácia, ele pediu ao médico um encaminhamento para um especialista, que o diagnosticou com doença de Crohn.
“Ele fez todos os exames necessários. Endoscopia, colonoscopia, exames de sangue, fezes, urina. Cápsula que engole e vem te fotografando por dentro”, afirma.
Sobre a doença, ele explica: "É uma inflamação, é crônica. Ela pode afetar uma pessoa da garganta ao reto, todo aparelho digestivo. Eu não tô nesse nível... o meu é de médio pra baixo. É muito difícil conviver com isso”.
Por conta do diagnóstico, Evaristo não consome alimentos crus, massa branca, açúcar, bebida alcoólica, dentre outros. “Minha dieta é sopa com alimentos bem cozidas, tomo suplemento. As vezes passo o dia só no suplemento”, destaca ele, que explica que alimentos errados e o psicológico influenciam nos sintomas da doença.