Ouvindo...

Miss Universe Brasil: Lauanda Brito faz graves acusações contra o Miss Amapá

Miss Amapá ainda afirmou que foi vítima de ‘assédio’ ao ter que procurar patrocinadores por conta própria; Miss Amapá rebate

Lauanda Brito se tornou Miss Universe Amapá após vencer o concurso em disputa com nove candidatas

Lauanda Brito, de 23 anos, quebrou o silêncio na noite dessa quarta-feira (11) e fez graves acusações contra o Miss Amapá, concurso que elege a representante do estado para o Miss Universe Brasil. A comissária de voo e assistente social foi eleita em 29 de junho, em Macapá, após disputar o título contra outras nove misses.

A manifestação ocorre após o Miss Amapá relatar, no último sábado (7), não ter dinheiro para comprar a passagem área da candidata até São Paulo, onde ocorre o Miss Universe Brasil. Minutos depois, a organização mudou de ideia, abriu uma vaquinha para angariar fundos e anunciou a substituta de Lauanda.

No entanto, após quatro dias de silêncio, a amapaense, da cidade de Tartarugalzinho, apresentou sua versão da história. Segundo Lauanda, ela não se sentia mais “confiante e alegre” para disputar o título inédito de Miss Universe Brasil para o Amapá por conta de falas da organização estadual.

"[...] a própria coordenação estadual relatou sobre o meu corpo, que minha aparência física não estava adequada para o concurso Miss Universe Brasil, e ainda afirmou que eu ‘passaria vergonha lá', o que me deixou abalada psicologicamente e emocionalmente. Se eu passaria vergonha, por que fui eleita?”, indaga.

Lauanda Brito foi eleita Miss Universe Amapá 2024 em junho, mas abriu mão do título

Leia também

“Acredito que ser uma Miss vai muito além de um corpo bonito, acredito que uma miss deve ter muitas outras qualidades além da aparência física, deve ser humilde, inteligente, graduada e eu estudei e estudo, isso vai muito além da minha beleza. A beleza é um conjunto de fatores e por muitas vezes vai muito além de um olhar”, acrescenta Lauanda.

A comissária explica que foi “orientada pela coordenação a buscar meios” para comprar a passagem área, que, segundo ela, fazia parte da sua premiação por vencer o concurso. "É o primeiro concurso de beleza que eu participo, e por não ter experiência, fui e busquei outros meios, onde tive reuniões com alguns empresários dos quais fui assediada”, diz.

“Eu vim de Tartarugalzinho, sou Assistente Social, Comissária de Voo, estudo cinco idiomas, são situações que eu não devo e não quero passar por conta de um título. Nem eu e nenhuma outra mulher deve passar por isso, este é o motivo de eu ter renunciado o título de Miss Universe Amapá", destacou.

Lauanda Brito não é mais a Miss Amapá 2024

O que diz o Miss Amapá?

Após repercussão do caso, o Miss Amapá se pronunciou em nota, onde negou todas as acusações e disse que irá procurar “medidas jurídicas” para se defender. No texto, a organização estadual diz que tem “provas irrefutáveis de que tudo o que ela [Lauanda] afirma é uma tentativa deliberada de distorcer a verdade”.

“Desde o início, a organização ofereceu suporte total, incluindo acompanhamento nutricional, vestuário, academia, trajes e todos os recursos essenciais para sua participação no certame nacional, os quais foram desperdiçados pela ex-Miss, que não cumpriu com seu papel de representante da sociedade, dificultando a captação de novos apoios”, afirma o texto.

“Quanto às acusações de assédio que ela menciona, deixamos claro que nenhum dos empresários com quem ela esteve em contato faz parte de nossos apoiadores. Os fatos não deixam margem para dúvidas. Nossos parceiros e patrocinadores, plenamente cientes da verdade, mantêm seu apoio inabalável à nova representante, Joana Flexa, que foi escolhida com total transparência e dentro dos mais rigorosos padrões éticos”, continua.

A organização acusa, ainda, Lauanda de querer “prejudicar” a viagem da nova Miss ao nacional, com propagação de “mentiras” para “atrapalhar o andamento do concurso”.

“No entanto, a verdade prevalecerá, e estamos dispostos a ir até as últimas consequências para demonstrar a realidade dos fatos e proteger a integridade do concurso. Informamos, ainda, que medidas jurídicas serão adotadas para resguardar a honra e a reputação de todos os envolvidos, garantindo que nada interfira na jornada de nossa atual representante”, encerra.

Estudante de pedagogia, Joana Flexa, de 21 anos, é a nova Miss Amapá 2024

Miss Universe Brasil

Vinte e sete misses disputam neste mês o título de Miss Universe Brasil 2024, que neste ano acontece pela primeira vez sob a gestão de Gerson Antonelli. O empresário foi anunciado como novo dono da franquia no país em abril e, desde que assumiu, o nome do concurso passou a ser usado em inglês.

Com apresentação da Miss Brasil 2020, Julia Gama, o concurso contará com a presença da Miss Universo 2023, Sheynnis Palácios, que irá coroar a sucessora de Maria Brechane, além de show de Wanessa Camargo.

O evento será realizado no Teatro Gamaro, em São Paulo, com transmissão ao vivo. O confinamento, etapa em que as misses já são avaliadas, inicia em 14 de setembro. A final será no dia 19.


Participe dos canais da Itatiaia:

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.