A filha da Xuxa, Sasha Meneghel, de 25 anos, em entrevista a revista Glamour comentou que já foi diagnosticada com bulimia devido à pressão estética que ela sofria quando criança. Ela também revelou ter convivido por muito tempo com a ansiedade.
“Quando era criança, tinha muita ansiedade mesmo, num nível de sentir dor de barriga às vezes. Deixava de ir a lugares para não ser fotografada, quase surtava para ir ao shopping pensando em qual roupa ia usar, porque sabia que iam falar”, comentou.
Ela pontuou que na fase entre a infância e a adolescência não tinha tanta o acesso à internet, mas que, mesmo assim, sofreu pressões nas plataformas online. “O pouco [acesso a internet] que tive foi o suficiente para desenvolver, na época, distúrbio de imagem e bulimia. As pessoas têm que ter noção da força da palavra, principalmente sobre uma criança e adolescente, mas a internet segue [sendo] muito cruel”, conta.
Em entrevista à Itatiaia, o psiquiatra Rodrigo Huguet, membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria, explicou que não existe um fator específico para transtornos, como bulimia, distúrbio de imagem e anorexia. Contudo, ele pontua que essas condições são mais encontradas em mulheres mais jovens e que possuem traços de personalidade perfeccionista e que, também, há uma predisposição genética.
Conforme o profissional, as redes sociais têm sido potencializadoras de transtornos alimentares e de imagem. “Elas passam uma imagem idealizada para as meninas. Do que o corpo ideal seria e de uma imagem que não é real, não é realista e é alterada. Os filtros reforçam essas crenças de que o valor da pessoa está atrelado a imagem dela. Então tratamento a gente tem até tenta desconstruir isso, desconstruir que o valor pessoal da pessoa tem a ver só com imagem ao controle”, explica.