Ouvindo...

Times

Divertida Mente 2 traz novas emoções; psicóloga explica como elas atuam em adolescentes

Assim como no desenho, na vida real esses sentimentos aparecem na adolescência e são complicados de lidar

O filme Divertida Mente 2 chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20). Dessa vez, Riley terá que lidar não só com a tristeza, alegria, medo, nojinho e raiva, mas com outras quatro emoções: ansiedade, inveja, vergonha e tédio.

Assim como no desenho, na vida real esses sentimentos aparecem na adolescência, segundo Camila Fardin Grasseli, psicóloga e professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Una. Mas, por não ter o sistema do córtex pré-frontal formado, os adolescentes não sabem como lidar com esse sentimento.

“Essas emoções aparecem na adolescência. O cérebro do adolescente é um cérebro que ainda não tem o sistema das emoções amadurecido. Existe um sistema no córtex pré-frontal que é a sede do planejamento de ações e ele regula as emoções e controla os impulsos, mas essa parte do nosso cérebro ela só amadurece a partir dos 20 anos”, explicou.

De acordo com a professora, é por isso que os adolescentes são tão impulsivos. Eles não sabem lidar com as emoções e ficam com elas à flor da pele.

“O adolescente é puro impulso, pura emoção. Medo, excitação, raiva, tudo isso é muito forte na adolescência. Por isso a gente fala que o adolescente é impulsivo”.

Leia também

Apesar de serem difíceis de lidar, essas emoções são importantes para a nossa vida. A ansiedade nem tanto, porque é o “mal do século”, conforme explicou a psicóloga. Ela e o tédio andam juntas, uma vez que um é causado pela sociedade e o outro é evitado por ela.

A vergonha também é algo, de certa forma, positivo para a vida do adolescente, para que ele entenda que certos comportamentos não são bem-recebidos. No entanto, ter vergonha da voz e do corpo, por exemplo, são questões que devem ser trabalhadas.

Ao contrário das demais emoções, a inveja não é algo bom, de acordo com Camila. A inveja pode trazer um sentimento de querer destruir o que o outro tem ou de desejar o que o outro tem, algo que pode desencadear um comportamento agressivo.

Lidar com essas emoções na adolescência é muito difícil, e é dever dos adultos ajudar os adolescentes a lidarem melhor com as emoções, uma vez que, com o córtex pré-frontal desenvolvido, ele tem melhores condições de lidar com as emoções.

Divertida Mente 2 chega aos cinemas nesta quinta (20)

A animação chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20). O longa gira em torno da personagem principal, Riley, que tem que lidar com as emoções antigas e quatro novos sentimentos na adolescência. Ansiedade, inveja, vergonha e tédio darão trabalho para alegria, nojinho, raiva, tristeza e medo. Clique aqui e assista ao trailer.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Leia mais