O filme Divertida Mente 2 chegará aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20). Dessa vez, Riley terá que lidar não só com a tristeza, alegria, medo, nojinho e raiva, mas com outras quatro emoções: ansiedade, inveja, vergonha e tédio.
Assim como no desenho, na vida real esses
“Essas emoções aparecem na adolescência. O cérebro do adolescente é um cérebro que ainda não tem o sistema das emoções amadurecido. Existe um sistema no córtex pré-frontal que é a sede do planejamento de ações e ele regula as emoções e controla os impulsos, mas essa parte do nosso cérebro ela só amadurece a partir dos 20 anos”, explicou.
De acordo com a professora, é por isso que os
“O adolescente é puro impulso, pura emoção. Medo, excitação, raiva, tudo isso é muito forte na adolescência. Por isso a gente fala que o adolescente é impulsivo”.
Apesar de serem difíceis de lidar, essas
A vergonha também é algo, de certa forma, positivo para a vida do adolescente, para que ele entenda que certos comportamentos não são bem-recebidos. No entanto, ter vergonha da voz e do corpo, por exemplo, são questões que devem ser trabalhadas.
Ao contrário das demais emoções, a inveja não é algo bom, de acordo com Camila. A inveja pode trazer um sentimento de querer destruir o que o outro tem ou de desejar o que o outro tem, algo que pode desencadear um comportamento agressivo.
Lidar com essas emoções na adolescência é muito difícil, e é dever dos adultos ajudar os adolescentes a lidarem melhor com as emoções, uma vez que, com o córtex pré-frontal desenvolvido, ele tem melhores condições de lidar com as emoções.
Divertida Mente 2 chega aos cinemas nesta quinta (20)
A animação