O cirurgião oncológico de Isabel Veloso, o Dr. Bruno Bereza, gravou um vídeo para ela explicando a condição terminal do câncer “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico”. A influenciadora tem sido acusada de estar “fingindo” a doença e o cirurgião oncológico detalhou toda evolução dela.
“Olá, meu nome é Bruno, sou cirurgião oncológico e acompanho a Isabel desde outubro de 2021. Eu ia permanecer em silêncio, mas essa semana eu conversei com o Lucas [Borbas, marido] e a Isabel, ficamos algumas horas conversando no consultório, e eu percebi o quanto a situação de ofensa está causando mau a eles. Então resolvi fazer este vídeo para atestar a seriedade e a gravidade da doença dela”, iniciou ele.
O médico explica como foi o começo do tratamento e o diagnóstico. “A Isabel é uma menina que chegou para mim com 15 anos, lembro que ela chegou com muita falta de ar. Logo de cara, não sabia como ela tinha feito a viagem de Dois Vizinhos para Cascavel. No dia que ela chegou com muita falta ar eu logo internei ela, a gente fez um alívio desse líquido que ela tinha no tórax. No dia seguinte, a gente ia para uma cirurgia”, contou.
Segundo ele, a influenciadora quase morreu na cirurgia. “Talvez uma coisa que ela não saiba é que no segundo dia de internação ela quase foi a óbito. A segunda cirurgia, quando ela entrou no centro cirúrgico, bem taquicardica, ela tinha uma lesão grande no tórax que comprimia o coração dela. Logo após ela chegar taquicardica na indução anestésica, provavelmente após o relaxamento essa massa desabou”, ressaltou.
Ele continuou: “Ela teve uma compressão de via respiratória, uma pressão cardíaca muito importante, que ela evoluiu como bradicardia, chegou a uma frequência de 30, chegou a saturar. Naquele momento, a gente estava com uma menina de 15 anos na mesa indo a óbito e foi quando a gente decidiu drenar o tórax, passar um tubo diferente e a gente aplicou algumas manobras, usou algumas medicações.”
Dr. Bruno Bereza reforçou que a situação dela é grave. “A gente demorou muito tempo para estabilizar ela, do ponto de vista de ter uma boa pressão, uma frequência cardíaca razoável. Foi uma situação muito grave que a gente quase a perdeu, mas graças a Deus deu tudo certo”, afirmou.
“Ainda após isso tudo, depois dessa situação grave que a gente passou, uma menina que quase veio a óbito no nosso centro cirúrgico, a gente tinha que fazer o diagnóstico. Foi quando eu realizei a segunda cirurgia mediante de uma endoscopia e lá conseguimos fazer o diagnóstico do linfoma”, disse.
Sequelas
O médico contou que já fez cinco cirurgias em Isabel, algumas boas e outras ruins. “Boas como a retirada do catéter, quando termina o tratamento e você não tem mais que fazer quimioterapia. Mas infelizmente, a última cirurgia que fiz nela, contra a minha vontade, mas ela tinha solicitado, em janeiro de 2024, que eu realizei a linfadenectomia, uma cirurgia para retirar alguns linfonodos do pescoço e que constataram essa recidiva”, lamentou.
“Foi prescrita uma medicação e ela teve uma reação muito forte. Então os sintomas que ela apresentou em relação a essa medicação mostraram sequelas até hoje”, disse.
Ele concluiu: “A Isabel não mostra as complicações, sofrimento na rede social dela. Talvez isso seja o motivo de que as pessoas não acreditam na seriedade da doença dela. Mas tudo que ela passa, as noites de sofrimento, dores, falta de ar e dor torácica recorrente, isso tudo existe e é real. Então que esse vídeo possa amenizar as críticas, esclarecer algumas coisas.”
Câncer terminal
A influenciadora Isabel Veloso, de 17 anos, relatou no dia 1º de março deste ano que
Anos atrás, Isabel recebeu diagnóstico da doença, passou por transplante de medula óssea, além de quimioterapia.
Antes de se casar no dia 13 de abril, a
O documento destaca que a adolescente possui “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico” e que ela passa por “cuidados paliativos exclusivos”.
Ainda no mês passado, Isabel contou estar recebendo cuidados paliativos com canabidiol (CBD), uma substância química da planta Cannabis sativa.