Ouvindo...

Com câncer terminal, Isabel Veloso fala sobre propósito da vida

A influenciadora falou sobre seu diagnóstico nessa quinta-feira (2)

Isabel Veloso fala sobre sentido da vida com diagnóstico de câncer terminal

A influenciadora Isabel Veloso, de apenas 17 anos, participou de uma live nesta quinta-feira (2) para falar sobre o diagnóstico de câncer terminal. Ela compartilhou sobre seu propósito da vida e o valor que deu às pequenas coisas da vida.

Ao se descrever, ela apontou: “Uma mulher menina que aprendeu a amadurecer muito cedo, teve que aprender a dar valor para a vida na marra. Sempre dei valor para minha vida, a forma como Jesus me presenteou com a vida eu sempre dei valor, mas acho que nunca dei o valor suficiente para minha vida e só pude perceber isso quando fiquei doente, infelizmente. Mas sou grata por isso, por ter aprendido a dar valor para esses pequenos momentos.”

“Amo estar com as pessoas e conversar sobre como eu posso encorajas as pessoas. Na Bio do Instagram tem: ‘Encorajar pessoas e buscar fazer isso no real’. Acho que encontrei meu propósito nisso também. Minha vocação, meu chamado com Jesus sempre foi alcançar pessoas com a minha vida. Quando a gente entende isso é uma coisa muito legal de ser vivida e estou aprendendo muito com isso”, completou.

Segundo ela, desde pequena tenta der “o lado bom das coisas”. “Eu encontrei o meu maior motivo para achar coisas boas em Deus”, destacou.

“Sem falar de um lado tão religioso, sempre encontrei motivos em mim mesma. Eu sempre tive muita dificuldade em me amar e me colocar em primeiro lugar e confesso que quando acabei adoecendo com o câncer, percebi que existem pessoas que estavam a minha volta que me ajudaram a me ver como sou. O amor da minha família, do meu marido, amigos, foram graças a eles que comecei a ver o meu valor. Comecei a ver como eles me amavam, me tratavam”, reforçou ela.

Isabel continuou: “Conforme eu via esse lado bom, eu ajudava outras pessoas a verem esse lado bom também. Isso é o que mais me encoraja.”

Assista ao vídeo completo aqui.

Leia também

Diagnóstico

A influenciadora Isabel Veloso, de 17 anos, relatou no dia 1º de março deste ano que enfrenta um câncer terminal e possui apenas 6 meses de vida. Conforme a paranaense, ela tem linfoma de Hodgkin e vive com um tumor que fica em volta do coração.

Anos atrás, Isabel recebeu diagnóstico da doença, passou por transplante de medula óssea, além de quimioterapia. Ela chegou a relatar que havia sido curada, porém a doença voltou.

Antes de se casar no dia 13 de abril, a adolescente exibiu laudo médico para comprovar seu estado de saúde para seus milhões de seguidores. A jovem foi acusada de fingir estar doente para angariar fundos para a cerimônia.

O documento destaca que a adolescente possui “Linfoma de Hodgkin sem resposta ao tratamento quimioterápico” e que ela passa por “cuidados paliativos exclusivos”.

Ainda no mês passado, Isabel contou estar recebendo cuidados paliativos com canabidiol (CBD), uma substância química da planta Cannabis sativa. A informação veio no momento em que ela contava estar conseguindo “andar melhor”, subir escadas, sem sentir tanta dor. No entanto, desde o fim de semana, a influenciadora tem enfrentado momentos difíceis devido as dores.

O que é o Linfoma de Hodgkin

O Dr. Caio César Ribeiro explicou à Itatiaia que o “Linfoma de Hodgkin é um tipo de câncer que afeta o sistema linfático”. A doença costuma acometer principalmente pessoas jovens, como é o caso de Isabel, “embora tenha um segundo pico de incidência em pessoas com mais de 60 anos”.

Segundo o médico, a doença “corresponde a 0,5% de todos os tipos de câncer e costuma apresentar-se com crescimento de linfonodos no pescoço ou axilas, estes também conhecidos popularmente como ínguas. A doença pode acometer também a região próxima ao coração, conhecida como mediastino, e pode se manifestar com dores no peito e cansaço”.

"É uma doença que apresenta taxas de cura superiores a 80-90% com o tratamento”, revelou. O tratamento, segundo o médico, é feito com quimioterapia, podendo envolver em alguns casos radioterapia, com duração média entre dois e seis meses.


Participe dos canais da Itatiaia:

Natasha Werneck é jornalista formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Foi repórter de Política e Cultura do Jornal Estado de Minas e já atuou em portais como Hugo Gloss e POPline. Foi estagiária da Itatiaia e retornou à empresa em 2023, como repórter de Entretenimento.