A influenciadora Fabiana Justus compartilhou os registros da celebração do Pessach, a Páscoa judaica, ao lado do marido e dos três filhos. Em tratamento de uma leucemia mieloide aguda, ela recebeu há menos de um mês um transplante de medula óssea e relatou um elogio recebido de uma das filhas.
“O que que eu tô? Fala de novo”, pede a influenciadora em trecho do vídeo em que aparece vestida com uma saia e vestido brancos ao lado de uma das gêmas, que aparenta estar envergonhada. “Nada, nada! Não, nadinha”, disse a pequena, que se esconde quando a mãe revela que ela disse que Fabiana está “gatinha”.
“Ela falou que eu tô muito ‘gatinha’”, escreveu Fabiana na legenda do vídeo em que aparece ao lado da filha. “Eu me arrumei pra gente jantar na sala, mas é bem isso. Já que eu não tenho como sair, a gente se arruma para ficar em casa”, contou a filha de Roberto Justus.
A influenciadora relatou que a comemoração do Pessach foi a primeira do filho mais novo, Luigi. Em um dos registros, ela exibiu o marido, Bruno D’Ancona, contando a história da celebração judaica para os três filhos do casal.
O que é Páscoa Judaica - Pessach
Comemorada a partir do pôr do sol do dia 21 de abril até o entardecer 30 de abril, a
O termo hebraico Pessach significa passagem ou travessia. Na cultura do povo hebreu, a Páscoa está relacionada com a saída do Egito, liderada inicialmente por Moisés, após 400 anos de escravidão. Dessa forma, a Páscoa simboliza a travessia dos judeus pelo Mar Vermelho em direção à Terra Prometida, conforme a promessa de Deus.
Como os judeus comemoram a Páscoa
Com seus rituais, os judeus, geralmente no dia da comemoração, acendem velas e fazem jejuns na véspera de Pessach. Entre os rituais mais famosos estão: cerimônia festiva chamada Seder e a leitura dos livros sagrados da religião judaica.
O início da comemoração da Páscoa é marcada por uma cerimônia festiva chamada Seder. Nas duas primeiras noites, as famílias se reúnem para fazerem uma refeição e contarem a história do Pessach.
Na Páscoa, durante o Seder, os judeus comem alguns alimentos como pães, asmos, ovos, ervas e ovelha; um dos mais típicos são:
Três matzot (pães asmos), representando os três grupos judeus: sacerdotes, levitas e o povo de Israel.
Zeroá: osso de cordeiro ou ovelha, simbolizando o cordeiro oferecido em sacrifício.
Betsá: ovo cozido simbolizando a perseguição aos judeus e como isso os fortaleceu.
Marór: erva amarga para lembrar o sofrimento vivido durante o período no Egito.
Prato keará com os elementos simbólicos do Seder na Páscoa Judaica.
Com informações de Talyssa Lima.