Ouvindo...

Em casa após transplante de medula, Fabiana Justus vai comemorar Páscoa judaica

Filha de Roberto Justus está em tratamento de uma leucemia mieloide aguda e recebeu alta após transplante bem-sucedido

Fabiana falou, também, que este é o primeiro ano em que ela comemora sem a família, devido à baixa imunidade, no tratando de leucemia mieloide aguda.

Após um longe período no hospital, Fabiana Justos está tratando uma leucemia mieloide aguda e foi submetida a um transplante de medula óssea há quase um mês, sendo que agora se recupera em casa. Em um relato emocionante de uma das suas filhas, a empresária postou em suas redes sociais nesse domingo (21), um depoimento de Chiara, de apenas 5 anos, falando sobre Deus e se emociona.

Na publicação, a empresária fala sobre o relato especial da filha e a coincidência de acontecer próximo à data de comemoração da Páscoa Judaica, que ela e sua família vão comemorar nesta segunda-feira (22).

"É, foi muito especial, muito lindo, muito sensível, muito do nada, assim. E aí você fala, gente, Deus está presente o tempo todo, foi de emocionar. E eu fico feliz que a gente está conseguindo passar valores para elas, de serem gratas, de agradecer e rezar, eu acho isso muito importante. Então foi muito especial e eu queria compartilhar com vocês”, disse ela, após sua filha Chiara falar que Papai do Céu ajudou a mamãe a voltar para casa.

Basicamente o que ela falou, postou ela:

“O único que sabe de tudo é o Papai do Céu. Porque ele que criou nós. Ele é o Pai de todos nós. E foi ele que ajudou a mamãe a voltar pra casa e ajudou a mamãe a melhorar e a gente tem que agradecer. E essa é uma explicação séria.” - Chiara

Emocionada, Fabiana explicou que ela e sua família é judia e nesta segunda-feira (22), eles comemoram a Pessach - Páscoa Judaica.

“O mais emocionante, é que esse relato da Chiara, veio logo nesse dia que a gente vai comemorar a Pessach, que é a Páscoa Judaica, uma data muito especial e nós vamos fazer nosso Sêder, que é o jantar, aqui em casa”, explicou ela.

Emocionada, Fabiana explicou que ela e sua família é judia e que nesta segunda-feira (22), eles comemoram a Pessach - Páscoa Judaica.

Fabiana falou, também, que este é o primeiro ano em que ela comemora sem a família completa, devido à baixa imunidade, no tratando de leucemia mieloide aguda.

“Está rolando muito vírus por aí, eu preciso me cuidar muito, então a gente vai fazer só nós, aqui em casa. Mas eu falei para minha sogra, o único ano que a gente não vai passar juntas”. Comentou ela.

O que é Páscoa Judaica - Pessach

Comemorada a partir do pôr do sol do dia 21 de abril até o entardecer 30 de abril, a Páscoa Judaica é chamada de Pessach e comemora a libertação do povo judeu após um longo período de escravidão no Egito.

O termo hebraico Pessach significa passagem ou travessia. Na cultura do povo hebreu, a Páscoa está relacionada com a saída do Egito, liderada inicialmente por Moisés, após 400 anos de escravidão. Dessa forma, a Páscoa simboliza a travessia dos judeus pelo Mar Vermelho em direção à Terra Prometida, conforme a promessa de Deus.

Como os judeus comemoram a Páscoa

Com seus rituais, os judeus, geralmente no dia da comemoração, acendem velas e fazem jejuns na véspera de Pessach. Entre os rituais mais famosos estão: cerimônia festiva chamada Seder e a leitura dos livros sagrados da religião judaica.

O início da comemoração da Páscoa é marcada por uma cerimônia festiva chamada Seder. Nas duas primeiras noites, as famílias se reúnem para fazerem uma refeição e contarem a história do Pessach.

Prato keará com os elementos simbólicos do Seder na Páscoa Judaica.

Na Páscoa, durante o Seder, os judeus comem alguns alimentos como pães, asmos, ovos, ervas e ovelha; um dos mais típicos são:

Três matzot (pães asmos), representando os três grupos judeus: sacerdotes, levitas e o povo de Israel.
Zeroá: osso de cordeiro ou ovelha, simbolizando o cordeiro oferecido em sacrifício.
Betsá: ovo cozido simbolizando a perseguição aos judeus e como isso os fortaleceu.
Marór: erva amarga para lembrar o sofrimento vivido durante o período no Egito.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.