O ator Gérard Depardieu, de 76 anos, que
A atriz acusou Depardieu de estupro pela primeira vez em 2018. Segundo ela, o crime aconteceu na casa dele em Paris, em duas ocasiões distintas. Na ocasião, Gérard negou as acusações.
A juíza de instrução responsável pela decisão determinou um novo julgamento por “duas agressões sexuais e estupros mediante penetração digital”, segundo a advogada de Charlotte Arnould, Carine Durrieu-Diebolt. A atriz comemorou a decisão em seu Instagram: “Estou aliviada” após “sete anos de horror e de inferno”.
Ainda cabe recurso contra a decisão pelo julgamento. Em uma carta aberta divulgada em 2023 pelo jornal Le Figaro, Depardieu argumenta que “nunca, jamais” abusou de uma mulher.
Gérard Depardieu é considerado culpado em caso de assédio sexual
Gérard Depardieu
Os abusos pelos quais o cineasta foi condenado ocorreram durante as gravações do filme ‘Les Volets Verts’, de Jean Becker, em 2021. Uma cenógrafa de 54 anos e uma assistende de direção de 34 anos acusaram Depardieu de agressão e assédio sexual, além de insultos sexistas.
O cineasta negou qualquer irregularidade durante o julgamento, e a defesa dele chegou a pedir que as acusações contra ele fossem retiradas. Porém, segundo o juiz Thierry Donard, do Tribunal de Paris, afirmou que as explicações dadas por Depardieu não foram convincentes.
O Ministério Público solicitou ao tribunal a condenação do ator, de 76 anos, a uma pena de 18 meses de prisão, além de uma multa de 20 mil euros, o que equivale a cerca de R$ 125 mil, na cotação atual. Ele também ficará dois anos sem poder exercer cargos públicos e terá seu nome incluído no registro de criminosos sexuais.