Morreu nesta sexta-feira (1) um dos maiores ícones da moda, Iris Apfel, aos 102 anos. A informação foi divulgada através das redes sociais da empresária, sem detalhar a causa da morte. Apfel deixou sua marca pelo vigor e pela abordagem leve da vida.
Ao The New York Times, o porta-voz, Stu Loeser confirmou que ela morreu em sua casa em Palm Beach, na Flórida. A publicação feita nas redes sociais apenas descreveu a data de nascimento e da morte (29 de agosto de 1921 - 1° de março de 2024):
Famosa por seus óculos gigantescos no estilo fundo de garrafa, Apfel transcendeu gerações, tornando-se uma musa não apenas para os mais velhos, mas para todas as idades. Ela chegou a ser comparada a uma “Lady Gaga centenária”. Sua influência na moda se estendeu a colaborações com marcas como MAC e Jimmy Choo, e ela também estrelou campanhas para a Coach.
Nascida como Iris Barrel no Queens, Nova York, Apfel era filha única de uma russa e um americano dono de uma empresa de espelhos. Depois de estudar artes na Universidade de Wisconsin, ela ingressou no WWD, uma publicação de moda de renome, antes de fundar, ao lado de seu marido Carl Apfel, a Old World Weavers, uma empresa de tecidos para interiores.
A empresa dos Apfel prestou serviços para a Casa Branca sob nove presidentes, incluindo Nixon, Kennedy e Reagan. Apesar de não terem filhos, o casal dedicou-se à vida de trabalho e viagens, transformando seu apartamento em Nova York em um ícone do estilo exagerado, mas com bom gosto.
Após vender a empresa em 1992, Iris Apfel aproveitou sua aposentadoria ao máximo, vivendo a vida intensamente, sem perder tempo. Sua personalidade vibrante e contribuições para a moda deixam um legado duradouro.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.