Ouvindo...

Times

Transplante do Faustão gera alta de 128% nos registros de desejo para ser doador de órgãos

Dados do Cartório de Notas de São Paulo revelam aumentos no interesse sobre o tema; entenda o que é DAV e como as Diretivas Antecipadas de Vontade funcionam

O transplante de coração recebido pelo apresentador Faustão no fim de agosto gerou um aumento de 128% no registro para ser doador de órgãos. O levantamento foi feito pelo Cartório de Notas de São Paulo e revelado pela Folha de São Paulo.

De acordo com a pesquisa, foram registradas mais de 80 Diretivas Antecipadas de Vontade (DAVs) neste mês de setembro, um aumento de 128% em comparação com as 34 DAVs mensais registradas em média nos últimos três anos.

O que é DAVs?

As Diretivas Antecipadas de Vontade, também conhecidas como “testamento vital”, é um instrumento que permite a uma pessoa expressar de forma antecipada a sua vontade em relação a um tratamento médico futuro.

Com a DAV, a pessoa pode deixar claro que não quer passar por um tratamento para prolongamento artificial da vida, como ser mantido vivo por aparelhos, ou dizer que não quer receber uma transfusão de sangue. A DAV também deve ser usada por quem deseja se tornar doador de órgãos no futuro.

Tranplante de Faustão

Faustão foi internado no dia 5 de agosto com insuficiência cardíaca. No entanto, ele acabou apresentando piora no quadro e, por isso, precisou entrar na fila de transplante de coração do SUS. O procedimento foi feito no dia 27 deste mês seguindo a ordem prioritária da Secretaria Nacional de Transplantes. O apresentador era o segundo da fila e só pôde fazer a cirurgia após recusa do primeiro.

O doador era um jogador de futebol, de 35 anos, que morreu no dia anterior após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele residia em Santos, no litoral de São Paulo. O órgão foi transportado de helicóptero até a capital paulista.

No dia 10 de setembro, o hospital divulgou novo boletim médico informando que Faustão havia ganhado alta médica. “Fausto Silva recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein neste domingo, dia 10 de setembro de 2023. O paciente seguirá sob as orientações médicas e nutricionais necessárias para a reabilitação após o transplante cardíaco”, diz o texto.

Nessa quarta (20), Faustão voltou ao hospital. Inicialmente, a informação era de que o apresentador havia retornado à unidade devido ao excesso de potássio, no entanto, pouco depois, o hospital esclareceu que ele foi ao local para realizar exames de rotina.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.
Leia mais