O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) recebeu autorização do governo estadual para realizar um novo concurso público, o primeiro desde 2019. O certame vai ofertar 145 vagas para o cargo de agente estadual de trânsito.
Para concorrer, é necessário ter formação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. As provas estão previstas para 2026, mas o cronograma oficial ainda não foi divulgado.
O salário inicial é de R$ 5.702,18, com contratação pelo regime da CLT, incluindo recolhimento de encargos trabalhistas, previdenciários e fundiários. Entre os benefícios estão férias, 13º salário, vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e assistência médica.
Na última quinta-feira (29), o Detran-SP instituiu a comissão organizadora do concurso, responsável por definir o calendário, planejar, coordenar e supervisionar todas as etapas do processo seletivo, além de escolher a banca organizadora que aplicará as provas.
Com jornada de 40 horas semanais, o cargo envolve atividades como atendimento ao público, fiscalização de empresas e profissionais credenciados e outras atribuições ligadas à gestão do trânsito. Segundo o órgão, conhecimentos em informática e tecnologia serão essenciais, já que o Detran-SP passa por um amplo processo de transformação digital.