Ouvindo...

PSOL fica sem nenhuma prefeitura após derrotas em 2º turno

A legenda disputou duas prefeituras neste domingo (27): São Paulo (SP) e Petrópolis (RJ)

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos

Após derrotas no segundo turno das eleições municipais deste ano, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) não elegeu nenhum prefeito em todo o Brasil. A legenda disputou duas prefeituras neste domingo (27): São Paulo (SP) e Petrópolis (RJ).

Na eleição anterior, em 2020, o PSOL elegeu cinco prefeitos em todo país. Isso incluiu uma capital: Belém (PA). Neste ano, a legenda não conseguiu, por exemplo, reeleger Edmilson Rodrigues, na capital paraense.

Na maior cidade do país, o PSOL disputou o segundo turno com Guilherme Boulos contra o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). O psolista repetiu o desempenho percentual de quatro anos atrás, quando concorreu pela primeira vez (cerca de 40% dos votos).

Em Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, o PSOL tinha como candidato Yuri Moura, que perdeu a disputa de segundo turno para Hingo Hammes (PP). Por lá, o placar foi mais elástico: 74,74% contra 25,26% dos votos.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.