Ouvindo...

Por opção, Lula cancela ida a São Paulo e frustra campanha de Boulos

Presidente participaria de atos finais da campanha do psolista e também votaria em São Bernardo do Campo

O presidente Lula (PT), durante ato de campanha de Boulos no primeiro turno

O presidente Lula (PT) desistiu de viajar a São Paulo neste fim de semana, onde participaria de ato de campanha de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura da capital e também votaria no segundo turno da disputa em São Bernardo do Campo.

Segundo a assessoria do presidente, a decisão foi tomada por opção do próprio Lula, que optou por permanecer em Brasília no final de semana.

No último sábado, Lula sofreu uma queda em um banheiro do Palácio da Alvorada. Desde então, o presidente está “de molho” em Brasília, tendo apenas compromissos remotos — incluindo a cúpula do Brics, na Rússia.

Nesta sexta-feira (25), Lula passará por mais um exame de imagem, o que pode determinar se o presidente poderá, ou não, retomar sua agenda de viagens.

Campanha eleitoral

A equipe de campanha de Guilherme Boulos avalia de que forma o presidente pode participar dos eventos finais pré-segundo turno. O psolista disputa a prefeitura paulistana contra Ricardo Nunes (MDB), que tenta a reeleição.

Por ter mais de 70 anos, o presidente Lula também não é obrigado a votar. No segundo turno, em São Bernardo do Campos, estão dois candidatos de direita: Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania).

O candidato apoiado por Lula em seu berço político, Luiz Fernando (PT), terminou o primeiro turno com 23,09% do votos, ficando em terceiro lugar. O partido do presidente não governa a cidade desde 2016.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio