Ouvindo...

Pesquisa Itatiaia/Doxa: metade dos eleitores de BH rejeita polarização entre direita e esquerda

Levantamento mostra que 50% do eleitorado não se interessa pela identificação do candidato à direita ou à esquerda; campo conservador tem 32% da preferência, enquanto campo progressista é escolhido por 17% em BH

4% das cidades do Brasil só terão uma opção para votar para prefeito; entenda | CNN Brasil

A polarização política entre direita e esquerda desagrada parte importante do eleitorado de Belo Horizonte, que prefere candidatos que não se identificam com os dois campos ideológicos.

Os dados são da pesquisa Itatiaia/Doxa, divulgada nesta quinta-feira (17), que apura o cenário eleitoral do segundo turno na capital mineira.

Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmaram que preferem votar em nomes que não são identificados com a direita ou com a esquerda. Outros 27% responderam que preferem votar em representantes da direita e 5% na extrema-direita.

Veja mais: Fuad ou Engler? Saiba qual candidato recebe os votos de Tramonte, Gabriel, Duda e Rogério no 2º turno

Já o campo da esquerda sofre com uma rejeição maior do eleitorado belo-horizontino. A pesquisa apontou que 16% responderam que preferem votar em nomes da esquerda e somente 1% na extrema-esquerda.

PT é o partido mais rejeitado

O PT é o partido mais rejeitado pelos belo-horizontinos. Segundo a pesquisa Itatiaia/Doxa, 30% dos entrevistados afirmaram que rejeitam o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 19% afirmaram rejeitar o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.