Ouvindo...

BH: Duda Salabert (PDT) termina em 5º lugar e agradece eleitores: ‘nossos sonhos não cabem nas urnas’

Candidata recebeu 94.685 votos, o equivalente a 7,68% do total; em nota, Duda agradeceu os eleitores e disse que candidatura foi um ‘momento histórico na política brasileira’

Candidata do PDT à PBH, Duda Salabert terminou a disputa em 5º lugar

Duda Salabert (PDT) terminou a disputa à Prefeitura de Belo Horizonte em quinto lugar. A candidata recebeu 94.685 votos, o equivalente a 7,68% do total. Após a derrota, Duda disse que não dará entrevistas na noite deste domingo (6), mas agradeceu o carinho dos eleitores.

“Minha gratidão a cada uma e a cada um que acreditou e caminhou conosco. Este é apenas o começo. Continuaremos a lutar por uma sociedade que celebre a diversidade, e por políticas ambientais consistentes que sejam capazes de frear as consequências climáticas que estamos enfrentando”, disse em nota.

Duda ainda afirmou que recebeu o resultado das eleições municipais com “grande orgulho da trajetória que construímos e na certeza que marcamos um momento histórico na política brasileira”.

“Pela primeira vez, o Brasil (país que mais mata pessoas trans há 15 anos consecutivos) teve com uma candidatura com fôlego e competitiva de uma pessoa trans ao executivo em uma capital. Esta eleição não foi apenas sobre a busca pelo voto, mas sobre propor a cidade que a gente quer construir, sobre quebra de barreiras e a representatividade de todas as pessoas que, por muito tempo, foram silenciadas ou invisibilizadas”, disse.

Leia também

“Nossos sonhos não cabem nas urnas, a nossa luta vai muito além de resultados imediatos. Mostramos que é possível sonhar e trabalhar por uma cidade mais justa, sustentável, sem corrupção, inclusiva e que coloque a educação em primeiro lugar. Nossa luta segue, com a esperança de um futuro mais justo e humano, na certeza que com prioridade, BH pode sim se tornar uma cidade educadora”, acrescentou.

Duda ficou atrás de Gabriel Azevedo (MDB), com 10,58% dos votos; Mauro Tramonte (Republicanos), com 15,21%; Fuad Noman (PSD), com 26,52%; e Bruno Engler (PL), com 34,36%. Fuad e Engler vão disputar o segundo turno em BH no dia 27 de outubro.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique e acompanhe a apuração dos votos para prefeito e para vereador com a Itatiaia

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.