Ouvindo...

Eleições 2024: Como funciona a urna eletrônica?

A urna eletrônica garante um processo eleitoral tecnológico e seguro

As eleições 2024 acontecem no próximo domingo (6) e eleitores e eleitoras se deslocam às seções eleitorais para escolher seus representantes. A votação ocorre através da urna eletrônica, um equipamento criado não só para modernizar o processo eleitoral brasileiro, mas também para fazer uso da tecnologia e tornar o exercício do voto mais seguro.

Segundo a Justiça Eleitoral, a urna não é apenas um computador. "É o resultado de ideias e iniciativas que remontam à criação da República Federativa do Brasil”, além de uma resposta efetiva contra fraudes eleitorais.

Como funciona a Urna Eletrônica?

A Itatiaia preparou um material com uma urna eletrônica de teste, para que os seguidores pudessem conhecer a abertura do equipamento e todo o processo de votação, seja o antes, durante e depois; veja a seguir

Chegada da urna nas Seções Eleitorais

Os mesários, devidamente cadastrados pela Justiça Eleitoral, são responsáveis por preparar a sala e fazer as instalações das seções eleitorais. São eles que recebem a urna lacrada na caixa e colocam na mesa da cabine de votação.

Ao ligar a urna, inicialmente, ela vai passar por um processo de reconhecimento e leitura dos sistemas instalados.

Como é feito o teste da urna?

A urna também exige que seja feito um teste do teclado antes de sua liberação, para garantir que todas as teclas estão funcionando normalmente.

O que é a zerésima?

Após passar por verificação, será solicitado aos mesários a impressão da zéresima, que é a comprovação de que ainda não há nenhum dado ou nenhum voto registrado. Em seguida, será pedido identificação dos mesários que estão trabalhando naquela seção eleitoral.

Leia também

Votação

Com a impressão da zerésima e o cadastramento dos mesários da urna, o equipamento ainda não está liberado para receber os votos, uma vez que a liberação é programada para às 8h (horário de Brasília) pelo sistema da urna - horário em que a votação se inicia de fato.

Segundo a Justiça Eleitoral, o registro do voto é gerado pela própria urna eletrônica. Após a confirmação dos votos de cada eleitor, o arquivo é atualizado e assinado digitalmente, além de ser aplicado o registro de horário em que o novo voto foi computado.

Boletim de Urna

O boletim de urna é o comprovante emitido pela própria urna eletrônica e que contém o resultado de uma única seção eleitoral. Ou seja, o número de votos para cada candidato de cada cargo.

Esse boletim é impresso em 5 vias obrigatórias e também possui um QRCode, que pode ser consultado por qualquer pessoa digitalmente.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais