Ouvindo...

Fuad sobe tom, critica Tramonte por atuação na ALMG e deputado vai à Justiça

Com proximidade do primeiro turno das eleições, campanha do atual prefeito partiu para cima do candidato do Republicanos, que lidera pesquisas de intenção de voto em BH

Campanha de Fuad Noman criticou atuação parlamentar de Mauro Tramonte e caso foi parar na Justiça Eleitoral

Faltando pouco mais de uma semana para as eleições e com cenário aberto na disputa em Belo Horizonte, a campanha do prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD), pela primeira vez, subiu o tom e partiu para o ataque. O alvo é o candidato Mauro Tramonte (Republicanos), líder nas principais pesquisas de intenções de voto na capital mineira.

Críticas sobre a atuação de Tramonte na Assembleia de Minas foram veiculadas em um vídeo durante o tempo de inserção da campanha do pessedista.

Durante seis anos como deputado, Mauro Tramonte conciliou a apresentação do programa “Balanço Geral”, na TV Record, com as atividades parlamentares. O programa é exibido entre 11h50 e 15h30. As votações mais importantes na Assembleia Legislativa começam às 14h, horário que Tramonte costumava estar ao vivo na TV Record. Este é o contexto apresentado no vídeo apresentado pela coligação que apoia Fuad, formada pelos partidos PSD, Avante, Solidariedade, União, PRD, Agir e a Federação PSDB e Cidadania.

Leia também

No vídeo, com a utilização de um mapeamento de GPS, a campanha de Fuad mostra a sede da TV Record, no bairro Floresta, e a sede da Assembleia Legislativa, no bairro Santo Agostinho, na região Centro-Sul da capital mineira. O vídeo afirma que Tramonte só chegaria ao Parlamento mineiro por volta de 4 horas tarde, uma hora antes do fim das sessões da Assembleia Legislativa e que, portanto, ele só trabalharia “uma hora por dia” no Legislativo estadual.

O vídeo também exibe uma fala do hoje senador e ex-deputado estadual Cleitinho Azevedo, colega de Tramonte no Republicanos, no plenário da ALMG.

Trecho do vídeo divulgado pela campanha do Fuad e que chama Tramonte de ‘parlamentar ausente’

“Tem deputado aqui, gente, que agora está apresentando programa de TV, ao vivo. Chega aqui, o programa dele acaba, a reunião tá acabando, ele bate o ponto aqui e pede questão de ordem”, diz Cleitinho no vídeo.

Tramonte acionou a Justiça

O ataque de Fuad a Tramonte no horário eleitoral parou na Justiça. A campanha do candidato do Republicanos levou ao Tribunal Regional de Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) um pedido de direito de resposta e uma solicitação para que o material não seja mais levado ao ar.

“Reitera-se, portanto, a necessidade de concessão de tutela de urgência para que

seja determinado ao candidato a imediata suspensão / proibição de divulgação do vídeo ora impugnado, com a expedição de ofícios às emissoras de televisão para que adotem as medidas necessárias para fazer cessar, também de forma imediata, a transmissão e a retransmissão dos materiais discriminados na presente petição”, diz trecho da ação assinada por advogados da campanha de Tramonte.

De acordo com a defesa do candidato do Republicanos, a peça de propaganda foi divulgada com "único e exclusivo propósito de denegrir a imagem do candidato Representante, atribuindo a ele a pecha de parlamentar ausente, quando, em verdade, nenhuma prova concreta há em relação a tal fato”.

Acusação já apareceu em debate

As críticas sobre a atuação parlamentar de Mauro Tramonte e até o vídeo do ex-deputado estadual Cleitinho Azevedo fazendo uma cobrança a ele por estar apresentando um programa de televisão no horário da sessão plenária da ALMG já apareceram durante a campanha.

Em debate na TV Alterosa, no dia 11 de setembro, foi o candidato Gabriel Azevedo (MDB) quem havia citado o discurso do hoje senador.

“O principal nome do seu partido, senador Cleitinho, quando era deputado estadual falou assim na Assembleia: tem deputado aqui que eu nunca vi trabalhar. A gente está aqui votando enquanto ele está na televisão apresentado um programa”, disse Azevedo em referência ao Balanço Geral, apresentado por Tramonte nos últimos 16 anos na TV Record.

Na ocasião, o emedebista acusou Tramonte de ter “sumido” por um mês para estudar temas sobre a cidade e fez uma “pegadinha”, perguntando quantas e quais são as autarquias de Belo Horizonte. O deputado não soube responder a pergunta, mas se defendeu das acusações.

“Tem algumas autarquias que nós conhecemos: a Sudecap, a BHTrans e tantas outras. O senhor não sabe, mas eu tenho 78 projetos de lei apresentados e 18 projetos aprovados na Assembleia. Projetos de proteção a mulheres, idosos, crianças e adolescentes”, rebateu Tramonte na ocasião.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.