O candidato à prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena (PSDB), usou sua primeira participação no debate promovido pela Redetv! para comentar o episódio da cadeirada que deu em Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura do último domingo (15). Ele foi chamado por Guilherme Boulos para responder à primeira pergunta do programa, e o psolista também utilizou os primeiros segundos para comentar a polêmica atual.
“A eleição vai terminar em poucas semanas. E tenho certeza que quem mora em São Paulo está mais preocupado com os próximos quatro anos do que com o que aconteceu no último debate. Porque a polêmica, o meme, tem prazo de validade. Infelizmente o que vivemos em São Paulo não”, disse Boulos.
Na resposta, Datena comentou a cadeirada. “Espero que o respeito pela democracia seja o que paute este debate. Não tenho palavreado político, não sei falar como político, não sei agir como político. Estou nem um pouco feliz com o que aconteceu no último debate, mas desde criança meu pai me ensinou que eu teria que honrar a mim mesmo e a minha família até a morte. E eu estou disposto a fazer isto, mas estou disposto a conversar. Espero que o povo de São Paulo tenha um debate em que todo mundo apresente suas propostas”, afirmou.
A pergunta de Boulos a Datena também incluiu propostas sobre a área da saúde. Datena propôs o reforço da Guarda Municipal, saúde com mais duas horas de UBS, creches com horário estendido por duas horas e o reforço do serviço de inteligência da Polícia Civil. Datena também maior combate ao tráfico de drogas.
“Você combatendo o caminho da droga, ela não circuila, não só pela cracolândia, mas também o crime de rua. Com bandido é tolerância zero. Temos que salvar o povo desta situiação terrível”.
Boulos, por sua vez, seguiu comentando sobre a pauta da agressão. “Quando a eleição passar, ninguém vai lembrar das polêmicas, das gritarias que acontecem nos debates porque elas não dizem nada sobre os problemas reais do povo de São Paulo. Não respondem nada para quem espera há mais de um ano para fazer uma endoscopia simples e não consegue”.