A mineração na Serra do Curral de Belo Horizonte foi o tema escolhido pela candidata Duda Salabert (PDT) em sua pergunta a Bruno Engler (PL). A deputada federal questionou uma declaração de Engler favorável à mineração na Serra do Curral. “Quero saber se o senhor mantém essa posição”.
Engler esclareceu que defende a “mineração responsável” na região. “É evidente que, no meu governo, não será permitido nada que prejudique os belorizontinos, que venha a gerar barulho, poeira, transtorno. Agora, empreendimentos que já funcionam com toda licença ambiental, com toda segurança, não tem porquê combater por combater. Até porque a Serra do Curral não pertence somente a Belo Horizonte, pertence também a municípios da região metropolitana”
Duda então fez um apelo para que o candidato do PL repense seu posicionamento, apontando eventuais riscos da mineração no abastecimento hídrico da cidade. “Nós vivemos em um contexto de crise climática. Está faltando água aí no seu bairro por causa das queimadas, da crise climática e também do processo de mineração ilegal e irresponsável. A Serra do Curral é um patrimônio fundamental para a segurança hídrica de Belo Horizonte. Se minerar na Serra do Curral, Bruno, vai faltar água em Belo Horizonte. Por isso é fundamental que você mude de ideia”.
Engler, então, em sua tréplica, voltou a defender que a atividade mineradora deve ser feita com responsabilidade. “Aqueles que têm licença ambiental, estão operando legalmente, a gente não vai criar caso por criar caso. Mas a gente vai ter sim uma fiscalização ferrenha”, afirmou.
Dobradinha inesperada
Antes de o assunto Serra do Curral ser explorado na pergunta, Duda e Engler protagonizaram uma dobradinha inesperada. A deputada federal usou os primeiros segundos que tinha para sua pergunta para fazer uma crítica ao prefeito Fuad Noman (PSD). “Bruno, olha a cara de pau do prefeito. Convocar uma coletiva para discutir questão climática, o aquecimento da cidade, sendo que ele é o prefeito motosserra”.
Bruno entrou na crítica e tabelou com Duda. “Para não dizerem que discordamos em tudo, concordo, o prefeito está com a cara de pau de não vir aqui”.
Tramonte e Rogerio Correia
Além dos candidatos do PDT e PL, Rogerio Correia (PT) e Mauro Tramonte (Republicanos) também apresentaram propostas para a Serra do Curral ao longo do debate promovido pela TV Alterosa.
Mauro Tramonte (Republicanos), que lidera as pesquisas, afirmou que, caso eleito, não haverá qualquer tipo de mineração na Serra do Curral durante a sua gestão. Quando questionado sobre sua atuação como parlamentar por Gabriel Azevedo, o candidato disse ter criado o projeto de lei de tombamento do território, que irá impedir qualquer atividade na região.
Já Rogerio Correia propôs criar o Parque Nacional da Serra do Curral. Segundo o candidato, o projeto já foi apresentado a Ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva.
“Eu já apresentei requerimento na Câmara, ele foi aprovado e está entregue para a ministra Marina Silva. Já conversei com o presidente Lula para a gente transformar a região num parque nacional e não ter mineração”, afirmou o candidato.