Ouvindo...

Eleição em BH: prazo para convenções partidárias se encerra, mas ainda há pendências

Partidos devem registrar seus candidatos obrigatoriamente até dia 15 de agosto

Carlos Viana é o candidato do Podemos

Com o encerramento do período para realização de convenções partidárias, na noite dessa segunda-feira (5), os candidatos que disputam a Prefeitura de Belo Horizonte já estão definidos. Contudo, ainda há um ponto a ser decidido nos próximos dias: Carlos Viana (Podemos) ainda não confirmou quem será candidato a vice em sua chapa.

A convenção partidária do Podemos aconteceu no último domingo (4) e oficializou a candidatura de Viana, atualmente senador, para concorrer ao cargo de prefeito. O nome do vice, entretanto, permanece em aberto. Obrigatoriamente, a escolha deve ser feita até 15 de agosto. Viana conta atualmente com dois nomes possíveis para sua chapa: Fred Aisc e Renata Rosa.

Leia também

Visões contrárias

Viana já havia anunciado o empresário Fred Aisc como vice. No entanto, o Podemos pressiona o candidato para a escolha de Renata Rosa, visando os recursos disponíveis para candidaturas femininas. Segundo Viana, a indecisão parte ainda da tentativa do prefeito Fuad Noman (PSD) de ‘censurar’ sua companha.

Com a questão em aberto, a decisão foi delegada para a executiva municipal, que deve anunciar o nome que irá compor a chapa até dia 15, como manda o calendário eleitoral.

Nomes para vice

A primeira escolha definida por Viana é Fred Aisc (DC), empresário do ramo da comunicação. Fred morou por muitos anos na Vila Pinho e no Tirol, na região do Barreiro.

A equipe sustenta que Aisc é qualificado, tem experiência em gestão e empreendedorismo e começou na periferia a trajetória empresarial.

Já para o partido, a escolha de Renata Rosa seria ideal. Além dos recursos disponíveis para candidaturas femininas, Rosa é uma mulher negra, mãe, cadeirante e ativista dos direitos das pessoas com deficiência, o que garante representatividade à chapa.


Participe dos canais da Itatiaia:

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo