Ainda é incerta a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na convenção do PT que referendará a candidatura do deputado federal Rogério Correia (PT) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), marcada para 4 de agosto.
Assessores do Planalto tratam como indefinida a participação de Lula nos lançamentos das candidaturas próprias do partido e de aliados. O prazo para a realização das convenções se esgota no próximo dia 5.
Apesar da possível ausência do presidente, o encontro petista reunirá nomes do partido com presença nos poderes. A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, irá à convenção na capital mineira; ministros de Lula também deverão comparecer à cerimônia.
O pré-candidato Rogério Correia confirmou o convite feito a Lula para a convenção e antecipou que o presidente se comprometeu a ir a Belo Horizonte durante o período da campanha eleitoral. A expectativa é que ele vá à cidade para um comício ainda no mês de agosto.
Disputa eleitoral. Até agora, o presidente Lula participou apenas de duas convenções. A primeira ocorreu na manhã do último dia 20, quando Lula retornou a seu berço político, a cidade de São Bernardo do Campo, para lançar a candidatura de Luiz Fernando Teixeira (PT).
À tarde, ele participou da segunda para manifestar apoio à candidatura de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo. Com Marta Suplicy (PT) de vice, o evento reuniu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também do PT, e a ex-prefeita Luiza Erundina (Psol). Existe ainda a expectativa de que o presidente vá à cidade de Fortaleza para a convenção que definirá Evandro Leitão (PT) como o nome do partido para a disputa municipal.