Ouvindo...

Com 15.400 eleitores a menos, Governador Valadares não terá segundo turno nas Eleições de 2024

Número do eleitorado caiu de 213.886 para 198.486 votantes entre 2020 e 2024 e, com isso, pleito será decidido no primeiro turno

O número de eleitores diminuiu na cidade de Governador Valadares. De acordo com números divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 15.400 eleitores a menos que nas Eleições de 2020.

Na última eleição municipal, o número de eleitores chegava à 213.886, fazendo de Governador Valadares o décimo município mineiro com maior eleitorado. Hoje o número caiu para 198.486 votantes.

Segundo turno

Com a queda no número de eleitores, a cidade não terá segundo turno para eleição de prefeito em 2024. Isso ocorre, pois, para haver segundo turno, é necessário um número maior que 200 mil no eleitorado do município.

No estado de Minas Gerais, apesar de ser o segundo maior colégio eleitoral do país — atrás apenas de São Paulo — somente a capital Belo Horizonte e as cidades de Betim, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Ribeirão das Neves, Uberaba e Uberlândia ultrapassam a marca dos 200 mil.

Leia também

Perfil dos eleitores mineiros

Em 2024, o número total de eleitores aptos a ir às urnas no estado de Minas Gerais ultrapassa os 16 milhões. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o crescimento foi de 3,65% em relação às últimas eleições municipais.

As mulheres continuam sendo a maioria do eleitorado mineiro, com 52% - mesmo percentual de 2020.

Já para aqueles em que o voto é facultativo, de 16 a 17 anos, houve um aumento significativo, com quase 150 mil eleitores aptos no Estado. O número de pessoas com deficiência votantes e pessoas que passaram a utilizar o nome social também cresceu.

Biometria

Enquanto isso, o número de eleitores sem o cadastro biométrico ultrapassa os 25 milhões. A atualização é importante, assim como estar em situação regular com o título de eleitor.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi estagiário, repórter e colunista por dois anos na Rede Minas. Atualmente faz parte da editoria de Política da Itatiaia na cobertura das Eleições 2024.
Leia mais