Ouvindo...

Lula crava candidatura de Rogério Correia em BH e pensa em aliança de 2º turno contra ‘extrema-direita’

Pela primeira vez, presidente tratou o deputado como candidato do partido; Lula concede entrevista à Itatiaia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o deputado Rogério Correia, para definir as agendas em Juiz de Fora e Belo Horizonte

Pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cravou que o deputado federal Rogério Correia será candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) nas eleições deste ano. Até agora, Lula evitava bater o martelo sobre a questão já que tenta articular uma aliança entre os partidos do chamado campo progressista na capital mineira.

“Rogério é deputado federal há muito tempo, não tem como o PT negar o direito de ele ser candidato. Ele vai ser candidato e tem muita combatividade e pode crescer muito”, afirmou.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Lula frisou, no entanto, a importância de o partido elaborar uma estratégia de convergência com possíveis adversários de primeiro turno para um eventual segundo turno contra um candidato de “extrema-direita”.

Leia também

“Quando você tem uma cidade que você tem eleições em dois turnos, possivelmente é uma oportunidade de todos os partidos que querem, terem candidato. E que estabeleçam um ajuste de conduta para que não se agridam a ponto de inibir uma aliança em segundo turno”, completou.

O presidente pretende manter, por perto, candidatos de outros partidos do mesmo campo, como o atual prefeito, Fuad Noman, do PSD, e a deputada federal Duda Salabert, do PDT. Sem mencionar nomes, Lula diz que o objetivo é ter certeza de que Belo Horizonte “não terá prefeito de extrema-direita.

“Fuad é o prefeito, está na máquina, tem sempre a possibilidade de ter participação [nas eleições]. Nós sabemos que tem gente de extrema-direita disputando aqui e queremos ter a certeza de que Minas Gerais [Belo Horizonte] não terá um prefeito de extrema-direita. Terá um prefeito civilizado, democrático, que converse com as pessoas, visite as periferias, atenda o movimento social, os empresários, os comerciantes e, sobretudo, a parte mais pobre da população. é, no fim para quem a gente governa”, afirmou.

Mais cedo, à reportagem, Rogério Correia disse que, embora Lula não devesse tratar publicamente das alianças eleitorais durante agenda oficial, sua candidatura estava respaldada pelo presidente.

“Claro que, em uma agenda oficial, não vai tratar da questão das eleições publicamente nos palanques. Mas já está tudo acertado e nossa candidatura contará com apoio do presidente”, afirmou Rogério, em Contagem, onde Lula participa de evento nesta quinta-feira (27).


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.