Ouvindo...

Bella Gonçalves defende maior orçamento para vilas e favelas e fim dos contratos com ônibus

Deputada estadual é pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte e diz que cidade ‘merece’ ter primeira prefeita na história

Bella Gonçalves (Psol) é pré-candidata à Prefeitura de Belo Horizonte

Ex-vereadora de Belo Horizonte e deputada federal de primeiro mandato, Bella Gonçalves (Psol) defende que a capital mineira “merece ter uma prefeita” após 126 anos e 51 prefeitos homens. A psolista defende a ampliação do orçamento municipal voltado a ações para vilas e favelas, a ampliação da Tarifa Zero e a revogação dos contratos com as empresas de ônibus.

“Estamos reféns das empresas de ônibus, que descumprem um contrato fraudulento, já reconhecido como fraudulento pelos órgãos públicos, como a própria prefeitura, o Tribunal de Contas, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça. Temos uma passagem cara e um transporte precário, que já está colocando a vida da população em risco, com acidentes constantes que acontecem. Passou da hora de revogar o contrato com as empresas de ônibus e construir um outro modelo de transporte”, defende.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Bella diz que a atual administração optou por manter o mesmo modelo do atual sistema, mesmo reconhecendo falhas nos contratos e que o problema poderia ser resolvido com vontade política.

Leia também

Além da mobilidade urbana, outra proposta da pré-candidata é ampliar o orçamento municipal em ações voltadas a vilas e favelas de Belo Horizonte.

“Hoje, menos de 1% do orçamento de BH vai para vilas, favelas e ocupações. Estamos falando de 20% da população que mora em territórios que não recebem recursos públicos. Estou cansada de ver a tristeza de inundações levando casas, de deslizamentos que geram fatalidades, de obras mal feitas nas periferias. Até corrimão com canos de PVC tivemos”, critica.

Segundo a parlamentar, caso a proposta seja colocada em prática, “vamos universalizar o acesso à água, zerar o déficit habitacional da cidade e urbanizar vilas e favelas”, afirmou ao defender que quer ser prefeita para “colocar a periferia no centro do orçamento e da gestão pública”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.