Ouvindo...

Celular é proibido para votar? Veja o que você pode ou não fazer durante as Eleições

O segundo turno das Eleições 2022 acontece neste domingo (30), das 8h às 17h de acordo com o fuso horário de Brasília

O segundo turno das Eleições 2022 será neste domingo

O segundo turno das Eleições de 2022 será no próximo domingo (30), de 8h às 17h, no fuso horário de Brasília. É sempre importante lembrar que o voto é secreto, portanto, não é permitido registrar seu voto e não será permitido portar celular na cabine de votação.

Essa regra é antiga, ou seja, o eleitor nunca pode usar o celular no momento da votação e muito menos registrar seu voto. Este ano, entretanto, o eleitor terá que deixar o celular com o mesário da seção. Ninguém poderá levar o celular consigo no momento do voto, mesmo que ele esteja no bolso ou desligado.

Isso não significa que a pessoa não possa usar o E-título. Ele poderá ser apresentado normalmente para o mesário, que irá recolher o aparelho quando for a vez do eleitor votar. Quem não tiver o E-título ou a biometria, poderá usar o título impresso ou um documento oficial com foto.

A proibição do celular na cabine de votação tem o objetivo de reduzir casos de coerção, já que o voto é secreto e ninguém pode exigir a comprovação do voto de outro eleitor ou coagir outra pessoa a mostrar sua escolha. Quem se recusar a entregar o celular ao mesário ou for flagrado usando o aparelho na cabine de votação poderá ser retirado à força da seção eleitoral e perder seu direito de voto.

Lembre-se que, este ano, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.